EspanhaItáliaSerie A

Van Bommel: “Messi marcaria menos de 30 gols na Serie A”

O volante Mark van Bommel, ex-Milan, disse acreditar que o argentino Lionel Messi teria dificuldades em marcar tantos gols na Itália como faz na Espanha. O argentino passou em branco na noite de quarta-feira, quando o Barcelona enfrentou o Milan em San Siro e perdeu por 2 a 0, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Para o holandês, a Serie A é um campeonato com uma marcação mais forte e isso impediria que o camisa 10 do Barcelona fizesse tantos gols em uma mesma temporada. E, segundo o holandês, boa parte dos jogadores do Milan concordava com ele.

“Três quartos [do vestiário] pensavam que ele marcaria definitivamente menos [que 30 gols por temporada na Serie A]”, afirmou o volante ao Algemeen Dagblad. “Incluindo eu mesmo. A Serie A é um tipo de futebol muito diferente. Você ainda pode neutralizar os adversários como em nenhuma outra liga”, comentou o holandês. “Só no ano passado que Messi marcou o seu primeiro gol contra um time italiano. Isso não é coincidência”, declarou o jogador.

Van Bommel, de 35 anos, voltou ao PSV nesta temporada para defender o clube pelo qual se consagrou. Jogou pelo Barcelona na temporada que o time foi campeão da Liga dos Campeões, em 2005/06, antes de ir para o Bayern Munique (2006-2011) e defender o Milan em janeiro de 2011, na segunda metade da temporada 2010/11 e jogou também a temporada 2011/12 pelos rossoneri.

Só oito vezes o artilheiro do Campeonato Italiano teve 30 ou mais gols em uma mesma temporada. O maior artilheiro de uma edição da Serie A é Gino Rossetti, do Torino, que fez 36 gols na temporada 1928/29, sendo que foi ficando cada vez mais raro acontecer com o passar do século XX.

Em 1958/59, Antonio Angelilo, argentino que defendia a Internazionale, fez 33 gols. Daí em diante, só uma vez o artilheiro chegou a 30 gols: em 2005/06, quando Luca Toni fez 31 gols. Nas últimas três temporadas, os artilheiros chegaram perto de atingir a marca: Antonio Di Natale fez 29 em 2009/10, 28 em 2010/11 e Zlatan Ibrahimovic chegou aos mesmos 28 em 2011/12.

Na atual temporada, o artilheiro é Edinson Cavani, do Napoli, com 18 gols. Restam 13 jogos para o fim do Campeonato Italiano e o uruguaio precisa de mais 12 gols para atingir 30 na liga. Messi tem 37 gols no Campeonato Espanhol com 24 rodadas e serão disputadas mais 14 rodadas. Na última temporada, Messi foi o artilheiro da liga espanhola com 50 gols.  Na Espanha, 17 vezes o artilheiro chegou a 30 gols ou mais na temporada.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo