Espanha

‘Só Abidal falava comigo’: Todibo revela que teve problemas de adaptação no Barcelona

Em alta no Nice, zagueiro francês desabafa sobre passagem difícil pelo clube catalão

Para muitos jogadores de futebol, chegar ao Barcelona é o ápice da carreira. Mas o que acontece quando você é contratado pelo time catalão, joga no Camp Nou lotado aos 19 anos e tudo dá errado? Jean-Clair Todibo viveu isso e não recomenda. Em entrevista ao Amazon Prime France, o zagueiro francês falou sobre a frustrante passagem pela equipe blaugrana e revelou que não teve o apoio de ninguém nos bastidores do clube, exceto Abidal, ex-diretor esportivo.

— Disseram que eu seria o substituto do Piqué, mas nunca tive chances reais. Joguei apenas cinco partidas e estive bem, mas nunca me disseram nada. Ninguém queria falar comigo no Barcelona, ​​exceto Abidal (…) Eu era o jogador menos preparado do mundo e cheguei sozinho — disse Todibo.

Apesar da experiência negativa, Todibo confessou que o curto período no Barcelona o ajudou a conhecer o futebol de alto nível: “No Barcelona, aprendi muito treinando e jogando com grandes jogadores”. Durante sua passagem pelos Culés, o zagueiro francês conviveu com grandes estrelas, como Lionel Messi, Luis Suárez, Gerard Piqué e Sergio Busquets.

Carreira de Todibo

Revelado nas categorias de base do modesto Les Lilas, atualmente na quinta divisão do futebol francês, Todibo foi comprado pelo Toulouse em 2016. Na equipe, que disputa a Ligue 1, foram apenas 10 jogos — o suficiente para chamar a atenção do Barcelona. O zagueiro optou por não renovar contrato e chegou a um acordo com o clube catalão, que o contratou em uma transferência gratuita. Todibo, entretanto, só chegaria em julho de 2019 à Espanha, quando seu vínculo com o Toulouse expiraria.

No Barcelona, como citado, as coisas não deram certo para Todibo. O defensor pouco entrou em campo e logo foi descartado pela comissão técnica e diretoria do clube. Um ano depois, os Culés acertaram empréstimo do francês ao Schalke 04, mas o time alemão optou por não exercer a opção de compra definitiva, avaliada em 25 milhões de euros.

Em outubro de 2020, Todibo partiu para outra empreitada. O Benfica apostou no zagueiro, porém recusou comprá-lo por 20 milhões de euros. Somente em seu terceiro empréstimo, o francês vingou. No Nice, Todibo se tornou um dos melhores jovens defensores da Europa. Em virtude do excelente desempenho em campo, a equipe francesa o contratou em definitivo, e hoje ele é titular absoluto, destaque no plantel e querido pelos torcedores.

Excelente fase no Nice despertou o interesse do Manchester United

O Nice tem a melhor defesa da Ligue 1, com somente 27 gols sofridos. E isso passa muito por Todibo. Imposição física, forte em desarmes e interceptações e excelente passe. Essas são algumas das principais virtudes do zagueiro francês, que promete mexer com o mercado de transferências na próxima janela. O primeiro interessado já pintou. E trata-se de um dos principais clubes da Europa: o Manchester United.

Sob nova direção, os Red Devils prometem investir pesado em contratações nos próximos meses, e a chegada de um zagueiro jovem, promissor e confiável é prioridade para a diretoria. O interesse em Todibo existe, e a tendência é que, em breve, se transforme em negociação.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo