Espanha

Semana tensa

Na edição de outubro da revista Trivela, o jogo entre Real Madrid e Barcelona foi eleito o maior clássico do mundo. Não à toa, os aspectos esportivos, políticos e culturais desse embate tornam essa partida a principal atração esportiva da Espanha no ano. No próximo sábado, as equipes se enfrentam no Camp Nou, e chegam em situações bem opostas.

O final de semana foi terrível no Santiago Bernabéu. A torcida não agüenta mais o técnico Bernd Schuster, que tem o apoio somente da diretoria. Após a derrota para o Sevilla, por 4 a 3, nem mesmo o elenco suporta mais o alemão. O treinador deu declarações de que é impossível bater o Barca fora de casa. O capitão Raúl reagiu, e a imagem de Schuster ficou um pouco mais deteriorada.

Por outro lado, os blaugranas conseguiram uma goleada convincente. O Valencia pode não ser o mesmo time de alguns anos, mas tem uma equipe fortíssima, com ótimos jogadores e que vem fazendo um bom papel na Liga espanhola. Alheio a tudo isso, o Barça aplicou 4 a 0 nos ches, com uma atuação impecável de Thierry Henry.

Neste sábado próximo, Real e Barcelona colocarão em campo pela 205ª vez a rivalidade histórica dos dois clubes. Até agora foram 85 vitórias madrilenas, 77 triunfos barcelonistas e 42 empates.

O momento das equipes no Campeonato Espanhol é bem diferente. Tranqüilo na liderança, o Barça pode abrir 12 pontos de vantagem sobre o rival caso vença. Uma diferença que, aproximando-se da metade da competição, já pode ser considerada bem ampla. Alie a isso a enorme quantidade de goleadas que os comandados por Pep Guardiola tem aplicado nos adversários, e a esperança de devolver o último 4 a 1, sofrido na temporada passada, logo após fazer o pasillo para os campeões, fica mais forte.

No Real, além das contestações em torno de Schuster e da diretoria, as contusões (nesta segunda teve a terrível notícia da gravidade da lesão de Diarra, que só volta na metade do ano que vem) e suspensões são um complicador a mais. Ao menos, assim como os rivais, os Merengues poderão poupar, no meio da semana, seus principais atletas na Liga dos Campeões, algo fundamental para se chegar bem preparado para o jogo de sábado.

Esta semana, por sinal, será marcada por pressões e provocações de ambos lados. Sem dúvida, o Marca e o El Mundo Deportivo digladiarão em manchetes. Assim como os presidentes Calkderón e Laporta trocarão favorecimentos e falsos elogios. Será um jogo de empurra-empurra. O Barça não quer ser rotulado com favorito. O Real pretende chegar quieto e conseguir uma vitória importante.

Ingredientes para esse super clássico já não faltariam, naturalmente. Agora, com todos os acontecimentos, o Barcelona e Real Madrid da próxima semana tem tudo para ser um jogão.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo