EspanhaLa Liga

Salvos de última hora, Zaragoza e Rayo afundam Villarreal

O Villarreal encerra uma temporada em que disputaram a Liga dos Campeões com o rebaixamento no Campeonato Espanhol. O Submarino Amarillo foi derrotado pelo Atlético de Madrid em pleno El Madrigal, com um gol de Falcao García aos 43 do segundo tempo. O revés, combinado com as vitórias de Zaragoza e Rayo Vallecano, culminou na queda da equipe. Sporting e Racing são os outros rebaixados.

Precisando do resultado, o Villarreal teve mais iniciativa e conseguiu ser melhor no primeiro tempo. Já na segunda etapa, o Atleti deu o primeiro susto ao acertar o travessão, aos 19 minutos. O golpe final, contudo, viria já aos 43 minutos, com Falcao García. Após cobrança de escanteio, o colombiano cabeceou com firmeza e, apesar de tocar na bola, Diego López não conseguiu evitar.

E, embora ainda se salvassem no momento que tomaram o gol, o Villarreal recebeu a pior notícia possível quando a partida do Rayo Vallecano já estava nos acréscimos finais. Aos 47, Raúl Tamudo recebeu passe de Michu e garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Granada, que os salvou do rebaixamento e afundou o Submarino Amarillo. O triunfo ainda encerrou sequência de seis vitórias consecutivas dos madrilenhos.

Quem também protagonizou um feito incrível foi o Zaragoza. Após passar as últimas 24 rodadas na zona de rebaixamento, 13 delas como lanterna, os maños conseguiram se safar. Para tanto, venceram o Getafe por 2 a 0 fora de casa. Em jogo tenso, os azulones tiveram três jogadores expulsos, enquanto os visitantes perderam Dujmovic já no fim. O primeiro gol veio aos dez da segunda etapa, com Apoño cobrando pênalti, enquanto Helder Postiga ampliou nos acréscimos, em bom chute de fora da área.

Málaga vence e estará na Champions

Dependendo apenas de si mesmo para garantir uma vaga na Liga dos Campeões, o Málaga cumpriu seu papel e fechou La Liga na quarta colocação, com 58 pontos, dois a mais que o Atlético de Madrid. Os boquerones dominaram o Sporting em La Rosaleda e, com a vitória por 1 a 0, ainda rebaixaram os adversários. A equipe de Manuel Pellegrini entrará na terceira fase preliminar da competição continental.

Durante o primeiro tempo, o Málaga parou nas mãos do goleiro Juan Pablo, que fez ao menos três grandes intervenções, em tentativas de Santi Cazorla, Isco e Eliseu. Já aos 26 minutos, quando o arqueiro não conseguiu salvar, a trave evitou o gol. Joaquín cobrou falta e, de cabeça, José Salomón Rondón acertou o poste.

Vindo com tudo após o intervalo, os boquerones ainda viram Juan Pablo fazer mais um milagre, antes de Rondón abrir o marcador, aos quatro minutos. Cazorla cobrou escanteio e, no segundo pau, o centroavante apareceu para completar de cabeça. Com a vantagem, o Málaga diminuiu o ritmo. No fim, Isco ainda seria expulso, nada que atrapalhasse sua equipe.

Ao Atlético de Madrid, restará mais uma vez disputar a Liga Europa. Os colchoneros serão acompanhados pelo Levante, sexto colocado, e pelo Athletic Bilbao, décimo, mas finalista da Copa do Rei. Os granotes venceram os bascos por 3 a 0, no estádio Ciudad de Valencia. Abdelkader Ghezzal fez dois gols e Farinós, de pênalti, completou o placar.

Um ponto atrás, o Osasuna venceu o rebaixado Racing por 4 a 2 e por muito pouco não beliscou a vaga. Os gols da equipe de Pamplona foram anotados por Ibrahima Baldé, Álvaro Cejudo, Raúl García e Roversio. Já em partida que não valia nada, Espanyol e Sevilla empatara por 1 a 1. Os andaluzes saíram na frente com Negredo e Philippe Coutinho igualou para os catalães.

Confira os resultados da 38ª rodada de La Liga:

Sábado, 12/mai
Real Sociedad 1×0 Valencia
Betis 2×2 Barcelona

Domingo, 13/mai
Getafe 0x2 Zaragoza
Levante 3×0 Athletic Bilbao
Real Madrid 4×1 Mallorca
Rayo Vallecano 1×0 Granada
Espanyol 1×1 Sevilla
Málaga 1×0 Sporting
Villarreal 0x1 Atlético de Madrid
Racing 2×4 Osasuna

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo