EspanhaMundo

Roteiro: El Clásico agita a Espanha – mesmo que seja entre as filiais

Um final de semana com “El Clásico” sempre movimenta o Campeonato Espanhol – por mais que seja o da segunda divisão. O Mini Estadi será o palco de mais um confronto entre Barcelona B e Real Madrid Castilla, que replicam em suas trajetórias recentes muitas semelhanças com os times principais. E com a perspectiva de ver vários jovens que podem estourar em ambos os gigantes.

Nos outros países, não há nenhum dérbi de porte tão grande, mas vários bons jogos a se observar. A Inglaterra promete gols com a FA Cup, enquanto Serie A, La Liga, Bundesliga e Ligue 1 seguem em alta rotação. Novidades na convocação da seleção brasileira, como Dante, Miranda e Filipe Luís, podem justificar o chamado em confrontos de destaque de suas equipes. E ainda vale prestar atenção além das grandes ligas, com dois jogos decisivos em Portugal e na Turquia – no qual ainda há a possibilidade da estreia de Wesley Snejider.

O clássico

Barcelona B x Real Madrid Castilla
Domingo, 14h

Nada de Cristiano Ronaldo contra Messi. Os holofotes no domingo estarão sobre Jesé Rodríguez e Gerard Deulofeu, que disputam gol a gol a artilharia da segunda divisão espanhola e se enfrentam no clássico entre os times B de Real Madrid e Barcelona. E não é apenas na competição entre suas estrelas que as filiais se assemelham com as matrizes. Embora não dominem a competição, os blaugranas aparecem em uma posição bem mais privilegiada que os merengues. O Barça é o sexto colocado, ocupando a zona de acesso, enquanto o Castilla é ameaçado pelo rebaixamento.

Em campo, várias promessas apresentarão suas credenciais. Além de Deulofeu, outros nomes badalados que figuram na equipe catalã são Sergi Roberto e Rafinha Alcântara. Já o Real Madrid é treinado por Alberto Toril, que meses atrás foi criticado por José Mourinho pela forma como trabalhava com seus jovens. Ainda assim, alguns prodígios que buscam um lugar ao sol devem estar em campo, como Álvaro Morata e Denis Cheryshev, autores de dois gols nos 5 a 0 aplicados sobre o Villarreal na última rodada. No primeiro encontro, vitória dos merengues por 3 a 2.

O jogão

Stuttgart x Bayern Munique
Domingo, 14h30

A primeira prova de força do Bayern Munique nesta temporada foi dada contra o Stuttgart. Uma vitória irrepreensível por 6 a 1, com os três últimos gols marcados nos seis primeiros minutos do segundo tempo – e que deram a impressão de que, se os bávaros forçassem um pouco mais, poderiam obter um placar mais elástico. O Stuttgart não chegou a engrenar na Bundesliga, ocupando atualmente décima colocação, mas quer provar que não é essa baba toda. O confronto na Mercedes-Benz Arena ainda é uma boa oportunidade para se observar Dante, o excelente zagueiro convocado por Felipão, mas desconhecido de parte do público.

Fique de olho também

Costa do Marfim x Tunísia
Sábado, 13h

A Copa Africana de Nações não proporcionou grandes partidas até o momento. No entanto, a expectativa de um confronto técnico cresce no encontro entre marfinenses e tunisianos. Como de praxe nos últimos anos, os Elefantes figuram entre os favoritos da competição, com a geração encabeçada por Didier Drogba, Yaya Touré e Gervinho. Já as Águias do Cartago apostaram em um elenco basicamente formado por jogadores do futebol local, com Oussama Darragi e Youssef Msakni se destacando pela qualidade.

Braga x Benfica
Sábado, 18h15

As chances de um pouco mais de emoção no Campeonato Português se concentram neste jogo. O Benfica está rigorosamente empatado com o Porto no topo da tabela, à frente graças a um mísero gol de saldo. Contudo, os encarnados não devem esperar vida fácil no Estádio Municipal de Braga. O Braga não teve forças suficientes para acompanhar o ritmo dos líderes, ocupando a terceira colocação com dez pontos a menos, mas tem capacidade para roubar pontos preciosos. Tanto é que, no primeiro turno, prevaleceu o empate por 2 a 2 no Estádio da Luz.

Besiktas x Galatasaray
Domingo, 15h

Em sua apresentação no Galatasaray, Wesley Sneijder demonstrou disposição de estrear já no domingo. E, mesmo se o holandês não for a campo, será uma ótima oportunidade para que ele conheça a rivalidade existente no Campeonato Turco. O Cim Bom lidera a competição, mas é acompanhado de perto pelo Besiktas, que podem tomar a liderança com uma vitória no Estádio Inönü. No último encontro, empate emocionante por 3 a 3, com o Galatasaray arrancando a igualdade aos 41 minutos do segundo tempo.

O reencontro

Real Madrid x Getafe
Domingo, 9h

A derrocada do Real Madrid em La Liga começou justamente em um dérbi contra os Azulones. Pela segunda rodada, o Getafe virou o jogo e roubou os três primeiros dos 20 pontos perdidos pelos merengues na competição. E o clima piorou muito desde então. Nesta semana, vieram à tona os rumores de que o elenco teria pedido a cabeça de José Mourinho, embora a história tenha sido desmentida pelo presidente Florentino Pérez. Para comprovar o bom clima, basta a vingança no Santiago Bernabéu.

Vale uma zapeada

Confira a programação de TV

Parma x Napoli
Domingo, 12h

Os times podem não ser os mais tradicionais do Campeonato Italiano, mas devem fazer uma partida equilibrada no Ennio Tardini. O Parma não é a mesma máquina de quando recebia milhões da Parmalat, sobrevivendo hoje com um time equilibrado comandado por Roberto Donadoni. Do outro lado, o Napoli sonha em recuperar o título da Serie A, ocupando a segunda posição, na perseguição da Juventus. A seu favor, o ídolo Edinson Cavani vive fase inspiradíssima e soma 17 gols na competição – são 11 nos últimos 10 jogos.

O cara

Theo Walcott
Brighton & Hove Albion x Arsenal
Sábado, 13h

A novela demorou a se encerrar, mas Walcott assinou sua renovação com o Arsenal. E o aumento salarial surtiu efeito dias depois, com o inglês sendo um dos destaques na goleada sobre o West Ham – na comemoração de seu gol na partida, fingiu estar assinando um contrato. Arsène Wenger agora espera que o ponta direita mantenha a efetividade na FA Cup – é o jogador mais participativo nos gols do time, balançando as redes 16 vezes e servindo 12 assistências – e entorte o veterano Wayne Bridge, lateral esquerdo do Brighton.

O brasileiro

Miranda
Athletic Bilbao x Atlético de Madrid
Domingo, 18h

De volta à seleção brasileira, Miranda pode não ter sido o nome que mais chamou atenção na lista, mas faz por merecer o chamado de Luiz Felipe Scolari. O zagueiro tem sido impecável com o Atlético de Madrid em La Liga, ausente do time titular em apenas duas rodadas, ambas por suspensão. Na reedição da final da última Liga Europa, o defensor deverá mostrar serviço em San Mamés, contra um adversário que costuma buscar o ataque a todo o momento. Ao seu lado, Filipe Luís é outro selecionável nos colchoneros.

Passe longe

Estoril x Olhanense
Domingo, 18h15

Qual o elo entre Estoril, Olhanense e o futebol brasileiro? Lulinha: Depois de fracassar no Corinthians, a eterna promessa tentou a sorte nos dois clubes portugueses. E também não vingou. Foram duas temporadas no país, 50 partidas e cinco gols – marca bastante inferior aos 297 anotados na base alvinegra. Diante desse retrospecto, não se pode esperar muito do “Clássico do Foguete Molhado”, guardado para o horário nobre do Campeonato Português.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo