Espanha

Real recebe Barcelona no primeiro dos quatro duelos

A Espanha e boa parte do mundo irá parar neste sábado, às 17h (horário de Brasília), para voltar suas atenções ao estádio Santiago Bernabéu, em Madri. Isso porque o Real Madrid recebe o Barcelona no maior clássico do país e um dos maiores do mundo, no primeiro de quatro confrontos decisivos entre os rivais nos próximos dias. O deste sábado será pelo Campeonato Espanhol.

A situação na competição é bastante difícil para o Real Madrid. O time está a oito pontos do Barcelona, o que deixa a situação praticamente definida em favor dos catalães. Para piorar, no primeiro turno os merengues tomaram uma goleada por 5 a 0 no Camp Nou.

Como será o primeiro de quatro confrontos entre os times, este primeiro confronto será importante para dar força mental aos times. Além disso, ainda é decisivo para os objetivos dos times na temporada. Por tudo isso, uma vitória para o Real Madrid é fundamental.

Na próxima quarta-feira, dia 20, os dois times voltam a campo, desta vez no estádio Mestalla, em Valencia, pela final da Copa do Rei. Depois, se enfrentam pela Liga dos Campeões no dia 27 no Santiago Bernabéu e no dia 3 de maio no Camp Nou.

Desde que Joseph Guardiola assumiu o cargo de técnico do Barcelona, em 2008, os catalães não perderam para o rival da capital. Ao contrário: foram cinco vitórias em cinco jogos. Apesar da vantagem, Guardiola já avisou que o time tem que evitar a complacência e quer vencer no sábado para consolidar o título espanhol. “É uma oportunidade única de dar um golpe decisivo”, disse o técnico.

Apesar da proximidade, José Mourinho acredita que os jogos são independentes e um não influenciará o outro. “O que acontece em um jogo não tem importância sobre o que acontece em seguida”, disse o técnico.

“Há pessoas que pensam que quem vencer a primeira partida estará em posição melhor para a segunda. Minha teoria é simples. Você joga a primeira e quando acaba, você começa a pensar na segunda”, explicou o português. “Quem ri por último, ri melhor. E espero que seja o Real Madrid”, disse Cristiano Ronaldo, principal estrela do time de Mourinho.

Mourinho parece ter um elenco mais completo do que o do Barcelona para a partida. O ataque, problema no início do ano, agora tem muitas opções. Gonzalo Higuaín está recuperado de lesão – ele se machucou justamente na partida contra o Barcelona no primeiro turno e ficou cerca de cinco meses afastado –, Karim Benzema também está disponível após lesão e Emmanuel Adebayor, contratado em janeiro, é outro que pode ser escalado. Além deles, o meia ofensivo Kaká se recuperou de lesão e tem jogado alguns minutos nas últimas partidas. Deve ser ao menos opção no banco de reservas.

O Barcelona está com problemas no setor defensivo. Carles Puyol e Eric Abidal ainda se recuperam de lesões e não jogam. Gerard Piqué e Gabriel Milito são os únicos zagueiros disponíveis do elenco, mas o argentino não tem a confiança de Guardiola. Por isso, Sergio Busquets ou Javier Mascherano foram usados nessa posição. O volante argentino, porém, está suspenso e não joga.

No ataque, o reserva Bojan Krkic está machucado com uma lesão no joelho e é outro desfalque do time. Para piorar, o principal atacante do time, David Villa, está a nove partidas sem marcar gols.

A seu favor, porém, o Barcelona tem Lionel Messi, artilheiro do Campeonato Espanhol com 29 gols e recordista de gols pelo time em uma só temporada. A marca foi alcançada no último jogo, vitória por 1 a 0 sobre o Shakhtar Donestk, quando o argentino chegou a 48 gols e superou a marca que ele mesmo dividia com Ronaldo, na temporada 1996/97.

Messi pode chegar aos 50 gols nesta temporada justamente contra o Real Madrid. É no argentino que os Blaugranas deposita confiança para chegar à sexta vitória consecutiva. A última vitória do Real Madrid foi no dia 7 de maio de 2008, quando fez 4 a 1 nos catalães, justamente no Santiago Bernabéu. Na ocasião, Arjen Robben, Raúl, Ruud van Nistelrooy e Gonzalo Higuaín marcaram os gols. Só o último deve jogar.

Confira os jogos da 32ª rodada do Campeonato Espanhol:

Sábado, 16/abril
Getafe x Sevilla
Málaga x Mallorca
Almería x Valencia
Real Madrid x Barcelona

Domingo, 17/abril
Deportivo x Racing de Santander
Levante x Hércules
Real Sociedad x Sporting de Gijón
Osasuna x Athletic Bilbao
Espanyol x Atlético de Madrid

Segunda, 18/abril
Villarreal x Zaragoza

Veja a classificação e os próximos jogos do Campeonato Espanhol.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo