Espanha

Real Madrid lança uniforme com um mantra que também é sua maldição: ganhar não é suficiente

O Real Madrid lançou nesta segunda-feira o seu uniforme para a temporada 2015/16 com um mantra: ganhar não é suficiente. Bom, sendo justo, o que a Adidas, fabricante do uniforme, declarou que é o mote do lançamento é “Só o perfeito conta”, mas isso tem mesmo muito a ver com o time merengue. “Para o Real Madrid, apenas vencer não é suficiente: toda vitória tem que ser perfeita”. O quanto isso tem a ver com a filosofia de Florentino Pérez, o presidente do clube? Tem tudo a ver.

LEIA TAMBÉM: O dia em que o Real Madrid ajudou o maior ídolo do Barça a reencontrar sua mãe

O clube merengue é uma máquina de moer treinadores (ao menos para o padrão de alto nível europeu, que não mastiga técnicos todas as semanas como o Brasil). Carlo Ancelotti deixou o clube depois do segundo ano no comando. Porque no Real Madrid, vencer não basta, é preciso encantar (Fabio Capello que o diga, o único a conquistar o Campeonato Espanhol comandando os galácticos e demitido mesmo assim porque o futebol não agradava). Só que o contrário também é verdadeiro: não basta jogar bem e não ganhar. E Ancelotti não venceu nenhum torneio que disputou na temporada atual.

Mas voltando ao uniforme, a camisa não traz grandes novidades. É o branco tradicional, com detalhes em preto. Marcelo, Benzema e Bale foram os garotos propaganda escolhidos pela Adidas para mostrar o novo fardamento. Na camisa, há a inscrição “hala madrid e nada más” (“Vamos Madrid e nada mais”, um verso tirado do hino do clube e usado como um grito da torcida). O segundo uniforme é cinza, com detalhes em amarelo e preto. Parece um uniforme de treino, mas aparentemente será mesmo um uniforme de jogo, só com cara de pijama mesmo.

A Adidas divulgou um manifesto sobre a camisa. É interessante ver como o marketing tem se apropriado da fala do torcedor – e isso não é uma crítica, isso se aproxima do que o torcedor quer e é quando o marketing parece entender que não adianta fazer coisas bonitas. É preciso falar com quem está torcendo.

Quando você está no melhor clube do mundo, o que faz você crescer não é os outros times, mas a luta para melhorar o seu próprio legado excepcional.

A busca por perfeição é o objetivo. Perfeição no jogo, na atitude, nos jogadores. E isto requer atenção incansável em todos os detalhes, dentro e fora de campo.

O Real Madrid é um exemplo para o mundo; tudo que fazemos é criticado muito proximamente. É por isso que é tão importante vencer, mas não de qualquer jeito. Não, a nossa vitória tem que ser incontestável – em todos os aspectos. Nossas vitórias tem que superar as vitórias anteriores – com mais gols espetaculares, mais movimentos surpreendentes e mais troféus na parede.

Porque quando você foi o vencedor tantas vezes, você sabe que a sua próxima vitória tem que atingir a perfeição.

Porque quando você foi o vencedor tantas vezes, você sabe que a sua próxima vitória tem que ser perfeita.

Só o perfeito conta.

#sejaadiferença

[galeria_embeded]

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo