Real Madrid enfrenta Mallorca no ONO

A 36ª rodada do Campeonato Espanhol terá o confronto entre o Real Madrid (2º, 89 pontos) contra o Mallorca (4º, 59 pontos), em um confronto que os dois times precisam da vitória para manter suas ambições para a temporada. Os merengues ainda sonham com o título e precisam ultrapassar o Barcelona (1º, 90 pontos). O Mallorca briga para ficar com a vaga na Liga dos Campeões, que a 4ª colocação lhe garante, mas é perseguido de perto pelo Sevilla (5º, 57).
O jogo será realizado no estádio ONO, onde o Mallorca manda seus jogos e tem um aproveitamento excelente dos pontos. O time jogou 17 vezes no estádio, conseguindo 14 vitórias, um empate e duas derrotas. A campanha em casa é o principal fator que faz o time estar brigando por vaga na principal competição de clubes da Europa.
Para o jogo, o Real Madrid não pode contar com o brasileiro Marcelo, suspenso. O meia Rafael van der Vaart, machucado, também não joga. O mesmo vale para o atacante Raúl e o zagueiro Pepe, afastados até o final da temporada com lesões.
Nos últimos cinco jogos entre as duas equipes, equilíbrio: duas vitórias para cada lado e um empate. Curiosamente, levando-se em conta apenas os jogos na casa do Mallorca, a estatística é a mesma: duas vitórias para cada lado e um empate – contando todas as competições.
Barcelona enfrenta adversário que luta contra rebaixamento
No Camp Nou, o líder tem uma tarefa que, pelo histórico de confronto entre as duas equipes, não deve ser difícil. O Barcelona recebe o Tenerife, time que venceu apenas um dos últimos 17 jogos que atuou fora de casa. Os catalães, ao contrário, venceram 16dos últimos 17 jogos e estão há 17 jogos invictos, com nove vitórias consecutivas.
Nos confrontos especificamente entre as duas equipes, o Barcelona tem larga vantagem. São 25 jogos, com 16 vitórias catalães, seis empates e apenas três derrotas. A última delas aconteceu por goleada, na temporada 96/97, por 4 a 0. Desde então, foram sete jogos, com seis vitórias do Barcelona e um empate. Nos últimos dois confrontos, goleadas para os Blaugranas: 6 a 0 na temporada passada e 5 a 0 no primeiro turno.
Não bastasse o retrospecto amplamente favorável, o técnico Pep Guardiola não terá grandes problemas para a partida. Apenas Andrés Iniesta, que não deve voltar a jogar nessa temporada, não poderá atuar contra o Tenerife. Sem mais compromissos para o resto da temporada, o time jogará completo nas três partidas restantes do Campeonato Espanhol.
Confira todos os confrontos da 36ª rodada de La Liga:
Quarta, 4/maio
Almería x Villarreal
Getafe x Sporting Gijón
Barcelona x Tenerife
Valencia x Xerez
Quinta, 5/maio
Zaragoza x Espanyol
Osasuna x Deportivo
Atlético de Madrid x Valladolid
Racing Santander x Sevilla
Athletic Bilbao x Málaga
Mallorca x Real Madrid
Veja a classificação e próximos jogos do Campeonato Espanhol.