O Real Madrid salvou, no fim do segundo tempo, a queda de tabu de mais de 47 anos sem perder para o Elche. O modesto time teve duas vezes a vantagem na etapa final no Estádio Manuel Martínez Valero, mas tomou o 2 a 2 em jogo pela 13ª rodada de LaLiga.
A igualdade no placar, deixando os Merengues há três jogos sem vencer (empate sem gols com Rayo Vallecano e revés para o Liverpool pela Champions League), além de outra atuação ruim, veio novamente com uma decisão contraditória de Xabi Alonso com Rodrygo.
O técnico espanhol decidiu poupar Vinicius Junior após atuar 180 minutos pela seleção brasileira na Data Fifa. Então, supostamente o Rayo deveria ser o substituto do titular na ponta esquerda, visto que o ex-Santos virou reserva nesta temporada justamente para tentar ser o titular em sua função favorita no setor canhoto.
Alonso, porém, preferiu improvisar Fran García em uma função híbrida de ponta/ala por lá, deslocando Rodrygo para direita, onde atuava com Ancelotti, mas quase não tinha jogado até então com o novo treinador.
García já tinha sido ponta na vitória sobre a Juventus no último mês, novamente à frente do camisa 11, que vê seu prestígio cair no clube. O Rayo nem teve uma atuação tão ruim e poderia ter marcado, mas, definitivamente, não é nem próximo do nível e moral que já teve antes.

Com Rodrygo apagado, 1º tempo é aberto com milagres de goleiros
Quem pensou que só o Real jogaria no primeiro tempo se deu mal. O Elche, a terceira maior posse de bola do Campeonato Espanhol e um dos times mais corajosos da competição, não teve medo de atacar e terminou com apenas uma finalização a menos que o adversário nos primeiros 45 minutos.
E o mandante poderia muito bem ter aberto o placar se não fosse Thibaut Courtois, quem parou, com o pé, dois bons chutes rasteiros de Rafa Mir e André Silva. O atacante português, em outra jogada, ficou na cara do goleiro belga e, com receio, tocou para o lado, dando de graça para defesa do Madrid uma grande chance.
O Real, mesmo sofrendo, também teve suas oportunidades aproveitando os espaços dados pela coragem do Elche. As duas foram com Mbappé: em uma, após ataque rápido, saiu na cara da meta rival e chutou em cima de Iñaki Peña, e na outra, em cruzamento, exigiu enorme defesa do arqueiro ex-Barcelona. Asencio, de cabeça, e Arda Güler, em batida de longe, também levaram perigo.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Real Madrid busca empate com Elche em etapa final agitada
Foram dois momentos que tornaram a segunda parte insana. O início veio com chute de Rodrygo que quase terminou em gol — Peña brilhou de novo — e, aos sete, Febas tabelou com Germán Valera, que devolveu de calcanhar, e marcou na saída de Courtois.
A partida perdeu o ritmo e só voltou a ser interessante com a entrada de mais titulares. Na cara do gol, Vinicius Júnior tentou passe ao invés do chute e a defesa tirou. Em cruzamento de Arnold, a defesa desviou e a bola explodiu no travessão. No lance seguinte, aos 33, Huijsen completou desvio de Bellingham em escanteio.
Parecia que o Real caminharia para uma virada tranquila, mas, sozinho na entrada da área, Álvaro Rodríguez limpou fácil Asencio e marcou belo gol. Sorte dos Merengues que a reação veio rápida, com Bellingham completando passa de Mbappé após falta na área que teve bate e rebate. Nos acréscimos, Gonzalo García perdeu a bola da vitória ao não alcançar cruzamento de Camavinga.



