‘Ele é uma mescla de Özil e Guti’: Xabi Alonso elogia titular do Real Madrid
Técnico ajuda jovem estrela a se firmar e atingir novo status no clube
O técnico Xabi Alonso destacou estar orgulhoso do desenvolvimento de uma de suas estrelas no elenco do Real Madrid. O espanhol enalteceu Arda Güler, joia turca de 20 anos, e o definiu como “uma mescla de Özil e Guti” pela habilidade que ostenta.
— Com Özil, não se trata apenas do lugar que ele vem, é da qualidade que ele tem. O Guti tinha essa qualidade de jogar perto da construção e do atacante, para dar o último passe, que não é fácil de encontrar — analisou o treinador em entrevista coletiva.
Xabi Alonso ajuda Arda Güler a se firmar no Real Madrid

Desde que chegou ao Real Madrid, Xabi Alonso tem atribuído a Güler papel de mais importância no grupo e ajudou o jogador a ter um novo status. A promessa desembarcou na capital espanhola no começo da temporada 2023/24, depois de sair do Fenerbahçe.
Na época, tinha 18 anos, e enfrentou uma série de lesões nos primeiros meses que o deixaram fora de combate no time merengue então comandado por Carlo Ancelotti.
Em 2023/24, participou de 12 jogos e marcou seis gols. A situação melhorou na campanha seguinte, e o jovem não apenas teve mais aparições na equipe como também se lançou como garçom dos companheiros.
Foram cinco gols e nove assistências em 43 jogos disputados — se somar os seis embates feitos no Mundial de Clubes, os dados sobem para seis tentos e 11 passes para companheiros em 49 partidas.

A maioria dos embates feitos no ciclo passado foi por LaLiga (28), onde o turco foi titular 14 vezes. Na atual edição da competição, agora sob as ordens de Xabi Alonso, Güler acumula nove jogos no total, e esteve na escalação inicial em sete. São três gols e quatro assistências no período.
— Quanto mais encontramos o Arda, melhor o jogo fica. É preciso continuar incentivando e apoiando ele, mas estamos muito felizes com sua maturidade e o peso que está ganhando no jogo — disse Alonso.
Güler mostrou que está em sintonia com o treinador ao dizer que pode jogar até como goleiro se o comandante assim desejar. “Alonso me disse: ‘Eu sei que isso é instintivo para você, que você é um guerreiro em campo'”, relatou ao “L’Équipe”.
— No estilo de jogo dele, há frequentemente confrontos de um contra um no campo adversário, uma espécie de marcação individual. É preciso ter personalidade, uma mentalidade agressiva. De qualquer forma, confio plenamente nos planos dele: se um dia ele me pedir para jogar como goleiro, eu vou comprar luvas.



