Espanha

Rafa Márquez está de volta ao Barcelona e comandará o time B na próxima temporada

Ex-jogador do Barcelona, Rafa Márquez substituirá Sergi Barjuan no Barça B, que passará a ser chamado de Barça Atlètic

O mexicano Rafa Márquez está de volta ao Barcelona. Aos 43 anos, o ex-jogador agora é técnico e trabalhará no Barça B no lugar de Sergi Barjuan, que voltará ao seu cargo de vice-diretor do futebol de base do clube catalão. O Barça B passará a ser chamado de Barça Atlètic a partir da próxima temporada.

O ex-zagueiro mexicano atuava como comentarista da TUDN. Ele, porém, queria dar o salto como treinador. Rafa Márquez era um dos principais candidatos do presidente Joan Laporta para dirigir a filial do Barcelona. O presidente queria um ex-jogador do time principal para o cargo, alguém com peso de uma lenda barcelonista. Outro nome era de Javier Mascherano, mas ele assumiu a seleção sub-20 da Argentina.

A ideia de Laporta era contar com Márquez já na temporada passada, mas o mexicano estava impossibilidade de assumir o posto naquele momento. Márquez defendeu o Barcelona de 2003 a 2010, quando deixou o clube para ir ao New York Red Bulls. Ficou outros dois anos no clube de Nova York e ainda jogou pelo León, no seu país, o Verona, na temporada 2014/15, e encerrou a carreira no Atlas, que defendeu de 2016 a 2018, já veterano.

Depois de 12 anos, ele retorna ao clube catalão, onde ganhou quatro ligas espanholas, três Supercopas da Espanha, uma Copa do Rei, duas Champions League, uma Supercopa da Europa e um Mundial de Clubes. Defendeu a seleção mexicana de 1997 a 2018 e defendeu o país em cinco Copas do Mundo.

Sergi Barjuán voltará a trabalhar na estrutura de categorias de base do Barcelona, mas em um cargo administrativo. O seu trabalho foi bastante valorizado por Laporta, porque Sergi conseguiu não só fazer um bom trabalho no Barça B, mas também no time principal quando assumiu interinamente no lugar de Ronald Koeman. A valorização de jogadores da base se tornou importante para o elenco.

Uma das apostas de Laporta é o bom relacionamento entre Rafa Márquez e Xavi Hernández, técnico do time principal. É um aspecto que o clube considera importante, ainda mais na situação econômica que o clube está, sem poder fazer grandes contratações. Nomes como Gavi e Nico, por exemplo, subiram ao time principal e se tornaram jogadores importantes.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo