Quem é a joia holandesa da Roma que a Espanha brigou para naturalizar
Dean Huijsen vem se destacando na Roma e já atuou pelas categorias de base da Holanda; criado em Marbella, agora ele pode defender a Espanha
![Quem é a joia holandesa da Roma que a Espanha brigou para naturalizar](https://trivela.com.br/app/uploads/2024/02/ICONSPORT_063_FROROM20240218_05-780x470.jpg)
A Espanha pode ter ganhado mais um reforço nos próximos anos para a sua seleção. Emprestado pela Juventus à Roma até o fim desta temporada, o lateral-esquerdo Dean Huijsen, conseguiu nesta quarta-feira (21), sua carta de naturalização que o designa como espanhol. Via Boletim Oficial do Estado, o governo espanhol anunciou que o Ministério da Presidência, Justiça e Cortes cedeu ao atleta a cidadania.
Nascido em Amsterdam, na Holanda, em 2005, Huijsen imigrou para a Espanha quando ainda tinha 5 anos de idade. Residindo em Marbella, uma cidade no sul do país ibérico, ele começou a praticar futebol no Costa Unida CF logo após chegar na cidade e em 2015, foi para o Malaga, principal clube da região, ainda com 10 anos de idade.
Em 2021, ele se transferiu para a Juventus, e após passagem pela categoria de base, Huijsen foi promovido para a equipe profissional da Vecchia Signora ao lado do atacante Kenan Yildiz. Com contrato até 2027, ele foi emprestado em janeiro deste ano para a Roma até o fim desta temporada. E na equipe da capital, o agora espanhol vem tendo oportunidades e impressionado. Em apenas 7 jogos, ele já fez dois gols e disputa a posição com Angeliño, outro lateral espanhol que também chegou ao clube na última janela de transferências. O treinador Daniele De Rossi exaltou a forma como Huijsen se comporta em campo.
– Para ele não há limites. Ele tem um nível de conhecimento de jogo difícil de ensinar. Ele inclusive poderia atuar no meio de campo. Para mim ele tem leituras de um jogador de 30 anos, mas só tem 18. É fenomenal com a bola nos pés, mas também deve ser constante na defesa durante os 90 minutos. Estamos o ajudando como podemos, mas é realmente agradável vê-lo treinar.
Qual a melhor escolha para o lateral-esquerdo?
Com tanta moral assim em seu novo clube, agora cabe a Huijsen a decisão sobre qual seleção ele pretende atuar ao longo de sua ainda curta e promissora carreira. O lateral-esquerdo já passou pelos times sub-16, sub-17, sub-18 e recentemente o sub-19 da seleção holandesa. Inclusive, foi vice-campeão europeu sub-17 com a Oranje em 2022, quando sua equipe perdeu para a França de Zaïre-Emery e Tel.
De acordo com o jornal Marca, Huijsen, que passou a maior parte de sua vida na Espanha e fala a língua com total fluência, tem o desejo de defender a Roja, e que inclusive advogados de sua família vinham trabalhando no processo de naturalização do atleta. Segundo a publicação, a federação espanhola está interessada em convocá-lo para a seleção sub-21 em amistosos no próximo mês contra Eslováquia e Bélgica, pensando inclusive na possibilidade de ter Huijsen como um dos convocados para o Jogos Olímpicos de Paris, neste ano.
Muitas coisas podem ser levadas em consideração na escolha de Huijsen. Desde a sua identificação, como também o histórico de Holanda ou talvez entender e conhecer o ambiente e vestiário espanhóis antes de tomar uma decisão em definitivo. Na Espanha, os laterais-esquerdos convocados nas últimas vezes foram Alejandro Grimaldo, que finalmente estreou na Roja após sua ida ao Bayer Leverkusen, e também José Gayà, capitão do Valencia. Ambos os jogadores têm 28 anos, 10 a mais que a promessa da Juventus.
Já na Holanda, a situação parece mais aberta em termos de ‘concorrência'. O treinador Ronald Koeman vem dando oportunidades para Quilindschy Hartman, do Feyenoord, de apenas 22 anos. Além dele, o experiente e versátil Daley Blind também faz a lateral-esquerda, apesar de seus 33 anos. Outra opção já convocada para a Orange foi Ian Maatsen. O jogador do Chelsea de 21 anos chegou por empréstimo ao Borussia Dortmund na última janela de transferências e assim como Huijsen, também vem sendo presença entre os 11 iniciais de seu time.
A hora de decidir está cada vez mais próxima com os amistosos prestes a vir. Potencial Huijsen vem mostrando que possui de sobra. Além de jovem, o jogador apresenta faro de gols e também uma inteligência fora do comum para a sua idade dentro de campo. Entre a mente e o seu coração, estará a decisão do atleta de qual equipe nacional representar para disputar Eurocopas, Nations League e quem sabe, Copas do Mundo em um futuro próximo.