EspanhaSerie A

Com a cabeça na Champions, Barcelona passa pelo Deportivo

Depois da derrota para o Real Madrid na última rodada, o Barcelona retomou o caminho das vitórias em La Liga. Com um time misto, os blaugranes tiveram trabalho contra o lanterna Deportivo La Coruña, mas acabaram garantindo a vitória por 2 a 0 no Camp Nou. Messi entrou só no meio do segundo tempo, o suficiente para que chegasse a 40 gols na competição e marcasse pela 17ª rodada consecutiva, novo recorde mundial entre ligas nacionais de primeira divisão.

Pensando no jogo decisivo contra o Milan, Jordi Roura foi a campo com uma equipe recheada de reservas. Apenas Daniel Alves, Carles Puyol e Cesc Fàbregas reforçavam o 11 inicial, com Lionel Messi e Andrés Iniesta esquentando o banco.

No entanto, a escalação não atrapalhou o Barcelona, que exerceu eu domínio desde os primeiros minutos. Trocando passes no campo de ataque, o time pecava demais nas finalizações. O goleiro Aranzubia também fazia muito bem sua parte, realizando defesas vitais, em especial uma no mano a mano com David Villa, aos 25 minutos.

Quando o goleiro não conseguiu fazer a defesa completa, a trave ajudou. Primeiro, em tentativa de Villa. Já aos 38 minutos, em cabeçada de Alexis Sánchez após ótimo cruzamento de Daniel Alves. Ao menos desta vez o chileno conseguiu aproveitar o rebote, abrindo o placar no Camp Nou.

A tranquilidade do Barcelona seguia na etapa complementar, com o Depor mal passando do meio-campo. Para tentar ampliar a diferença, Jordi Roura começou a mandar os astros de seu time a campo a partir dos 15 minutos, com Messi substituindo Villa e Iniesta no lugar de Thiago Alcântara.

Entretanto, a entrada da dupla demorou a surtir efeito aos blaugranes. O time diminuiu o ritmo e só ampliou a diferença aos 43 minutos. Messi, que teve um gol corretamente anulado, deixou sua marca no fim, tabelando com Sánchez e vencendo Aranzubia com uma cavadinha. Era a deixa para que a vitória terminasse completa.

Com o resultado, o Barcelona chega a 71 pontos, 19 a mais que o Atlético de Madrid, que enfrenta a Real Sociedad na rodada. E a partida ainda valeu para aumentar a confiança da defesa do clube: depois de 13 partidas consecutivas sofrendo gols, finalmente a meta catalã permaneceu intransponível.

Málaga tem quarto lugar em risco

Mais cedo, o Málaga também foi a campo pensando na Liga dos Campeões e ficou no 1 a 1 contra o Valladolid fora de casa. Os visitantes abriram o placar com Martín Demichelis, após passe de Lucas Piazón, mas Manucho deixou tudo igual. Os boquerones permanecem na quarta colocação, mas ainda podem ser ultrapassados por Valencia e Real Sociedad nesta rodada.

Já o Rayo Vallecano se recuperou de sequência de três jogos sem vitórias, ao bater o Espanyol por 2 a 0 em Madrid. O brasileiro Léo Baptistão deu a assistência para o gol de Alejandro Domínguez, enquanto Piti fechou a conta. O clube da capital é o oitavo, com 41 pontos, enquanto os catalães aparecem em 13º.

Confira os resultados da 27ª rodada de La Liga:

Sexta-feira, 8/mar
Betis 2×1 Osasuna

Sábado, 9/mar
Rayo Vallecano 2×0 Espanyol
Valladolid 1×1 Málaga
Barcelona 2×0 Deportivo
Mallorca x Sevilla

Domingo, 10/mar
Athletic Bilbao x Valencia
Levante x Getafe
Celta x Real Madrid
Atlético de Madrid x Real Sociedad

Segunda-feira, 11/mar
Zaragoza x Granada

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo