AlemanhaCopa da ÁsiaEspanhaEuropaFrançaInglaterraItália

Para começar o ano de uma vez por todas, o final de semana só tem jogão

O último final de semana foi o oficialmente o primeiro do ano. Houve bons jogos na Inglaterra e na Espanha, partidas da Copa da França, mas pouco a pouco todos os campeonatos que amamos são retomados. O próximo tem a volta da Ligue 1 e do Italiano. Dos mais importantes, fica faltando apenas o Alemão, mas vamos com calma para não cansar. Porque os próximos dois dias já estão recheados de grandes confrontos.

O maior de todos está no lado leste da Península Ibérica: o vice-líder Barcelona recebe o terceiro colocado Atlético de Madrid no Camp Nou, com Luis Enrique balançando e Messi envolto em dúvidas. Mas calma que tem mais. Roma e Lazio fazem o dérbi da capital italiana, sempre um jogo que no mínimo é disputado com emoções acirradas. Depois do jogo entre o segundo e o terceiro colocado, a líder Juventus enfrenta o quarto lugar Napoli. Quase um mata-mata.

A Inglaterra não fica muito atrás. O Chelsea reencontra o Newcastle, autor da primeira derrota do time de Mourinho neste Campeonato Inglês, e o Manchester United, terceiro, joga contra o surpreendente Southampton, o quarto. Para começar 2015 com o pé direito.

O jogão

Barcelona x Atlético de Madrid
Domingo, 18h (Sports+)

O Barcelona é vice-líder do Campeonato Espanhol, a um ponto do Real Madrid, e vem de uma goleada por 5 a 0, mas entra no principal jogo da rodada do final de semana extremamente pressionado. O cargo de Luis Enrique parece ameaçado. A inexorável presença de Messi no elenco do Barcelona, também. Entre boatos de possíveis saídas do técnico e do principal craque, está o Atlético de Madrid, terceiro colocado, cheio de moral depois de vencer o Real Madrid no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Rei. Talismã, Fernando Torres está de volta e pode fazer seu primeiro jogo na liga nacional desde que deixou o clube em 2007. Apenas mais um ingrediente para a refeição que já parece ótima.

O clássico

Roma x Lazio
Domingo, 12h (Fox Sports 2)

O dérbi da capital italiana sempre pega fogo. Agora imagina com a Roma na segunda posição, e a Lazio, na terceira? A oportunidade é excelente para os azuis da cidade diminuírem a diferença de nove pontos. Estão há cinco partidas invictos pelo Italiano. A Roma vem de vitória contra a Udinese e encostou na Juventus. Está a um ponto da líder. Também não pode se dar ao luxo de não vencer. Rivalidade acirrada e muita coisa em jogo. Imperdível.

O cara

Toni Kroos
Real Madrid x Espanyol
Sábado, 13h (ESPN Brasil)

Toni Kroos, no Real Madrid
Toni Kroos, no Real Madrid

Toni Kroos foi eleito em uma pesquisa no site da Federação Alemã de Futebol o melhor jogador do país em 2014. Não é pouca coisa porque foi o ano do tetracampeonato mundial na Copa, embora não tenha nenhuma base científica. Mostra apenas o agradecimento da torcida com o meia, que agora tem pela frente a missão de liderar o Real Madrid contra o Espanyol. O time das 22 vitórias seguidas perdeu os últimos três jogos, contando um amistoso para o Milan. Conta com as assistências de Kross para voltar às glórias.

Fique de olho

Manchester United x Southampton
Domingo, 14h (ESPN Brasil)

A tabela brincou um pouco com as emoções do torcedor do Southampton. Colocou jogos mais simples no começo do Campeonato Inglês apenas para castigar com uma sequência que envolveu Manchester City e United fora de casa e o Arsenal. Com a moral baixa, perdeu também do Burnley, mas se recuperou. Ganhou do Everton, bateu os Gunners e empatou com o Chelsea. Na 20ª rodada, está em quarto lugar e quer ratificar a sua condição de grande time contra o Manchester United, terceiro colocado, há dez jogos sem perder na Premier League. Grande duelo.

Napoli x Juventus
Domingo, 17h45 (Fox Sports)

Outro grande jogo do Campeonato Italiano. A líder Juventus está patinando. Ganhou apenas uma partida das últimas seis que disputou, contando Champions League e a Supercopa contra o Napoli, mesmo adversário do próximo domingo. O jogo foi muito interessante e terminou empatado por 2 a 2. O time do sul da Itália ganhou nos pênaltis. Perdeu apenas um dos últimos 14 duelos pela Serie A. Tem a chance de dimunir a diferença para a líder para sete pontos e entrar na briga.

Vale uma zapeada

Copa da Ásia
Ao longo do final de semana, no SporTV

Ah, a insônia. Se for muito difícil dormir neste final de semana, ou chegando da balada sem sono, tem futebol na madrugada (tem tênis também, mas nosso site fala de bola rolando e não pingando). A Copa da Ásia começou e na madrugada de sexta-feira para sábado já dá para ver Coreia do Sul x Omã, Uzbequistão x Coreia do Norte e Arábia Saudita x China. Nas primeiras horas de domingo, tem Emirados Árabes x Catar e Irã x Bahrein. Durma com o controle na mão.

O reencontro

Chelsea x Newcastle
Sábado, 13h (Fox Sports)

As comparações estavam à tona: o Chelsea era o novo invencível. Repetiria o feito do Arsenal. Havia chegado à 15ª sem perder nenhum jogo, tinha José Mourinho no banco de reservas, uma defesa sólida, os passes de Fàbregas e os gols de Diego Costa. Tudo isso ruiu diante do Newcastle, responsável pela primeira derrota do time de Stamford Bridge na Premier League, em 6 de dezembro. A vingança para os Blues pode vir em casa, no momento em que o Manchester City igualou os pontos e divide a liderança.

O brasileiro

Lucas
Bastia x Paris Saint-Germain
Sábado, 14h (ESPN+)

Lucas, do Paris Saint-Germain (Foto: AP)
Lucas, do Paris Saint-Germain (Foto: AP)

Lucas Moura finalmente engrenou no Paris Saint-Germain. Jogou 18 das 19 partidas do primeiro turno do Campeonato Francês, 15 como titular, e ainda chamou a responsabilidade em algumas partidas nas quais Zlatan Ibrahimovic estava machucado. Vamos ver se mantém o bom rendimento depois das férias.

Passe longe

Leicester x Aston Villa
Sábado 14h (Fox Sports 2)

O Leicester é o pior time do Campeonato Inglês. O Aston Villa não chega a tanto, mas está em uma mediana décima segunda posição. E o jogo vai passarna Fox Sports 2 para quem precisar de um calvário para cumprir promessa de Ano Novo. Não será ao vivo, mas com apenas uma hora de atraso. Dá para se segurar e ver como se fosse caso, como já citado, seja essencial pagar aquela promessa de Ano Novo.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo