ÁfricaÁsia/OceaniaBrasilConcacafCopa da ÁsiaEspanhaEuropaFrançaInglaterraItáliaLa LigaMundoPortugalPremier LeagueSerie A

O futebol não para nunca: confira o calendário da bola nas semanas do Natal e do Ano Novo

As duas últimas semanas do ano chegaram. Momento de comemorar o Natal, trocar presentes, preparar a festa de Ano Novo, fazer planos para 2015. Não é isso, porém, que vai parar o futebol em diversos países. A maioria dos campeonatos pode respeitar o calendário cristão, mas nada suficiente para fazer a bola parar de rolar. A Premier League e suas rodadas da maratona de dezembro, inclusive, não têm exclusividade no futebol.

Muitos países muçulmanos continuam normalmente as suas disputas. Na Espanha, as comunidades autônomas ganham o direito de atuar e haverá até mesmo um interessante amistoso entre Catalunha e País Basco. Isso sem contar muitas outras ligas de expressão mínima, espalhadas do Caribe à África.  Confira e prepare-se:

22 de dezembro

Pirlo comemora gol pela Juventus

Caso o seu recesso de fim de ano comece nesta segunda-feira, você já tem excelentes pedidas para acompanhar no futebol internacional. A Supercopa da Itália enfim acontece, caçando alguns níqueis no Catar. Atual bicampeã do torneio, a Juventus é favorita contra o Napoli, seu adversário derrotado há dois anos. Já na Inglaterra, o Chelsea fecha a rodada da Premier League tentando retomar os três pontos de vantagem, depois que o Manchester City se igualou no topo da tabela. Para tanto, precisará derrotar o Stoke, que já aprontou contra Arsenal, Tottenham e o próprio City nesta temporada. E a segunda divisão alemã encerra as atividades no ano com um duelo de ideologias: a tradição do Munique 1860 (que briga contra o rebaixamento) contra os investimentos do RB Leipzig (que sonha com o acesso).

23 de dezembro

Thiago Neves é um dos destaques do bom time do Al Hilal na Liga dos Campeões da Ásia 2014

Não é a semana do Natal que encerra as atividades no futebol turco. Prova disso é a rodada cheia na Copa da Turquia. Galatasaray, Fenerbahçe e Besiktas estão entre os 32 clubes que cumprem tabela na terça-feira. Na Itália, no Campeonato Primavera, os juniores do Milan encerram suas atividades no ano contra a Atalanta. Chance para se observar Christian Maldini, defensor de 18 anos que tenta manter o legado de sua família. E nas oitavas de final da Copa do Príncipe Saudita, há até mesmo um clássico. Clube de maior torcida no país, o Al Hilal encara o Al Ittihad, de maior crescimento nos últimos anos. Entre as estrelas que devem estar em campo, Thiago Neves e Marquinho, ambos ex-jogadores do Fluminense que agora estão em lados opostos.

24 de dezembro

zamalek

Se nem mesmo a sangrenta guerra civil, que tem deixado milhares de refugiados, foi capaz de parar o futebol na Jordânia, não é a véspera do Natal que atrapalhará. A rodada da quarta-feira conta com cinco partidas da segundona. Dia cheio também na Tunísia, onde os 16 times da liga entram em campo. Destaque para o duelo entre o líder Club Africain e o Espérance, maior campeão nacional. E não são só os países muçulmanos que têm jogos. A Serie B do Campeonato Italiano conta com 12 jogos, alguns de muito peso. Dois dos maiores campeões do país nos primórdios da liga, Bologna e Pro Vercelli se enfrentam no Renato Dall’Ara. Atenção também para os duelos entre Brescia x Bari e Vicenza x Livorno. A liderança é do pequeno Carpi, que busca o acesso inédito e tenta manter o seis pontos de vantagem em jogo contra o Perugia.

25 de dezembro

iraq

Até Brasil e Argentina já se enfrentaram em um Natal. Por isso mesmo, não há mal nenhum no confronto entre Iraque e Uzbequistão, duas seleções que se preparam à Copa da Ásia. Os iraquianos estarão em um grupo no qual tem chances de classificação, ao lado de Japão, Jordânia e Palestina. Já os uzbeques são favoritos na chave que também tem Arábia Saudita, China e Coreia do Norte. O grande destaque da rodada natalina fica para o Campeonato Egípcio, onde o líder Zamalek recebe o Enppi, em duelo cheio de tradição. E, nas Américas, vai rolar o Campeonato Belizenho, em um país cuja população cristã supera os 70%. Em uma liga amadora, se encaram Hankook Real Verdes e Belmopan Bandits.

26 de dezembro

David De Gea, do Manchester United

O tradicional Boxing Day movimenta a rodada em boa parte dos países de língua britânica. A começar pela Inglaterra, onde os 20 times da Premier League jogam. A história manda partidas entre equipes de regiões próximas, para não demandar viagens muito longas aos torcedores. E dois confrontos chamam bastante atenção: Chelsea x West Ham, ambos no Top Four, e Manchester United x Newcastle, rivais ferrenhos durante a década de 1990. Na segundona inglesa, Middlesbrough x Nottingham Forest fazem o jogo de camisas mais pesadas. A Irlanda do Norte conta com o seu maior clássico, o Belfast’s Big Two entre Linfield e Glentoran. E o Galesão, que não possui os grandes clubes do país, vê o The New Saints tentando ampliar a hegemonia rumo ao tetracampeonato.

No entanto, não são apenas os países de influência britânica que seguem o calendário no dia 26. O Campeonato Belga também passou a abraçar a data, com o líder Club Brugge visitando o lanterna Lierse. Já na Turquia, o Galatasaray abre a rodada tentando se manter no topo da tabela. Os leões visitam o Gençlerbirligi, enquanto Fenerbahçe e Besiktas só fazem os seus jogos na sequência do final de semana.

27 de dezembro

CelticWiFi_0

Para não haver conflitos de datas com a Inglaterra, o Campeonato Escocês sempre guarda a sua rodada natalina para o dia 27. Desta vez, com algumas partidas especiais. O Celtic recebe em Glasgow o Ross County, em ocasião na qual os desempregados poderão entrar de graça nas arquibancadas. A segundona escocesa, por sua vez, tem o encontro de dois gigantes adormecidos: o Rangers visita o Hibernian em Edimburgo – em torneio que é liderado por outro grande, o Hearts. Também no sábado, Catar e Estônia fazem um amistoso internacional que parece não ter muito sentido, embora os árabes estejam na Copa da Ásia. E pode ter brasileiro campeão no Extremo Oriente. Você se lembra de Lucas Gaúcho, atacante revelado pela base do São Paulo? Ele tentará levar o Hai Phong ao título da Supercopa do Vietnã.

28 de dezembro

catalunha

Se você puder escolher apenas um dia deste fim de ano para ver futebol, este domingão é o ideal. A começar pela rodada com nove partidas na Premier League, que inclui um quente duelo entre Tottenham x Manchester United em White Hart Lane, uma parada duríssima ao Chelsea na visita ao Southampton e o duelo entre West Ham x Arsenal que pode valer um lugar no Top Four. Entre os clubes, também há a Taça da Liga de Portugal, com jogos de Porto, Benfica e Sporting. Para quem for mais alternativo, há até mesmo uma porção de jogos pela quarta divisão do Campeonato Espanhol, que inclui partidas de clubes que já tiveram mais reputação no país, como o Ceuta. E, no Brasil, o Campeonato Pernambucano deixou de dar folga para oito times, incluindo o jogo entre Porto x América.

Entre as seleções, entretanto, é que estão os diferencias da data. O fim de ano marca o período em que as equipes das comunidades autônomas da Espanha tem o direito de entrar em campo. E o nacionalismo vai exalar no San Mamés, onde País Basco e Catalunha medem forças. Entre os astros que devem estar em campo, nomes como Xabi Alonso, Fernando Llorente, Cesc Fàbregas e Xavi. O último duelo aconteceu em 2007, com empate por 1 a 1 em Bilbao. Além disso, o domingo conta com o amistoso entre Irã e Palestina. Apesar das restrições impostas por Israel e que afetam o futebol, os palestinos superaram as adversidades e se preparam para disputar sua primeira Copa da Ásia. O encontro com os iranianos será um bom teste à equipe que atua majoritariamente no Campeonato Palestino.

29 de dezembro

Britain Soccer Premier League

A rodada da Premier League se completa na segunda-feira com um bom jogo. Tentando ir além na tabela, o Liverpool recebe o Swansea, duas posições à frente na tabela após 17 rodadas.  Uma partida que marca o reencontro de Brendan Rodgers com o clube que o projetou. Outra partida interessante acontece no Campeonato Israelense. O líder Kiryat Shmona visita o tradicional Hapoel Tel Aviv, do brasileiro Sasha – revelado pela base do Corinthians. E vale até dar um salve para o Campeonato Jamaicano. Na terra de Usain Bolt, o líder Waterhouse encara o popular Arnett Gardens – cujo reduto em Kingston é conhecido como Concrete Jungle, assim como música homônima de Bob Marley.

30 de dezembro

Ancelotti

Não vale nada, mas já é melhor do que estes amistosos de fim de ano que enchem linguiça no calendário brasileiro: Real Madrid e Milan fazem um duelo de luxo em Dubai, para encher os bolsos de grana. A última vez para ver Cristiano Ronaldo balançar as redes em 2014 – isso, é claro, se Carlo Ancelotti resolver utilizar os seus astros. Ao sul do globo, a Austrália dá seguimento a sua A-League, com vários jogos espalhados pelos próximos dias. Na terça, vale prestar atenção nas equipes dos medalhões Damien Duff (Melbourne City) e Marc Janko (Sydney FC). E na segundona inglesa, Derby County x Leeds United fazem peleja entre duas equipes comandadas no passado pelo mito Brian Clough.

31 de dezembro

Grafite, do Al Ahli

Enquanto todo mundo vai estar esperando pela virada do ano, alguns medalhões estarão em campo pela Copa da Liga Emiratense. Serão três partidas pelo torneio, com as ilustres presenças de Vucinic, Jucilei e Lanzini (Al Jazira); Grafite, Luis Jiménez e Hugo Viana (Al Ahli); Luan e Maurício Ramos (Al Sharjah); Neto Berola e Ederson (Al Wasl); e Matías Defederico (Al Dhafra). No pouquíssimo tradicional Campeonato Paquistanês, estará em campo o Muslim, clube que apela à religião para ganhar torcida. E a Copa da Federação Indiana não trará as estrelas da Super Liga Indiana, mas sim os clubes tradicionais do país. Como o East Bengal, que faz contra o Mohun Bagan o clássico de maior média de público do mundo.

1º de janeiro

Spain Soccer Champions League

Desta vez o primeiro campeão do ano não sairá da Copa do Imperador, encerrada em meados de dezembro por causa da Copa da Ásia. Mas 2015 começa com outra rodada cheia na Premier League. E com direito a clássico: Tottenham x Chelsea se pegam em White Hart Lane, em mais um jogo importante para a liderança dos Blues. O Manchester United terá parada difícil ao visitar o Stoke City no Estádio Britânia, enquanto o Southampton dá continuidade a sua dura tabela ao receber o Arsenal. Em mais uma tarde repleta de futebol nos países britânicos, a África também tem suas atrações: o Campeonato Somali e o Tanzaniano abrem o ano já na pegada.

2 de janeiro

raja

A primeira sexta-feira de 2015 abre a rodada da Copa da Inglaterra em que os grandes começam a participar. No dia, porém, as atrações são os mais modestos Cardiff City e Milton Keynes Dons. No Marrocos de volta a sua rotina sem o Mundial de Clubes, Raja Casablanca e Moghreb Tétouan terão seus compromissos, embora o time a ser batido desta vez é o Wydad Casablanca, que sustenta vantagem de três pontos na liderança. E mais ao sul do continente africano vai rolar Campeonato Guineense, com o nada glamouroso choque entre Satellite e Séquence – sim, estes são os nomes dos times.

3 de janeiro

santos

O futebol começa a recuperar o seu ritmo em todo o mundo a partir do primeiro sábado de 2015. O Campeonato Espanhol já retoma as suas atividades, com o Atlético de Madrid recebendo o Levante. Entre os 18 jogos da Copa da França, o Lille visita o Bastia. A Copa da Inglaterra terá Newcastle e Swansea jogando, entre os times da primeira divisão. Já no Gregão, o PAOK segue na tentativa de quebrar a hegemonia do Olympiacos, contando com a classe de Salpingidis para bater o Panionios.

Para a torcida dos clubes brasileiros, no entanto, o que importa mesmo é o pontapé inicial da Copa São Paulo, a maior diversão televisiva ao longo de janeiro – e, para quem mora no estado de São Paulo, uma boa pedida para ir aos estádios. Alguns grandes serão logo testados no sábado. O Cruzeiro encara o ABC, enquanto o Santos tentará superar o Penapolense. Já o São Paulo será cobrado por uma goleada contra o modesto Serrano, da Paraíba.

4 de janeiro

Cristiano Ronaldo, um trucidador de recordes (Foto: AP)

A disputa pelo título do Campeonato Espanhol recomeça de verdade no domingo. O Real Madrid busca sua 23ª vitória consecutiva em uma parada duríssima, visitando o Valencia no Mestalla. Já o Barcelona tentará aproveitar a brecha ao enfrentar a Real Sociedad em Anoeta. Reinício também em Portugal, com o líder Benfica encarando o Penafiel e o Porto diante do Gil Vicente. Na Copa da Inglaterra, quase todos os grandes cumprem tabela: Arsenal x Hull City, Chelsea x Watford, Yeovil Town x Manchester United, Manchester City x Sheffield Wednesday. O mesmo acontece na Copa da França, onde o Olympique de Marseille pega o Grenoble.

Os jogos de maior rivalidade, contudo, acontecem um pouco mais ao oriente. O Campeonato Turco guarda o clássico entre Besiktas e Galatasaray, que pode valer a liderança. Já nos preparativos à Copa da Ásia, Irã e Iraque disputam amistoso que remete mais aos conflitos políticos entre os países ao longo do século passado. Por fim, para o público brasileiro, são 38 partidas pela Copa São Paulo ao longo do dia, incluindo as estreias de Flamengo, Atlético Mineiro, Grêmio, Botafogo e Vasco.

A data de retorno ou início de outros campeonatos nas primeiras semanas de 2015:

Campeonato Italiano – 5 de janeiro
Campeonato Francês – 6 de janeiro
Copa da Ásia – 9 de janeiro
Copa das Nações Africanas – 17 de janeiro
Campeonato Alemão – 30 de janeiro
Principais estaduais – 31 de janeiro
Copa Libertadores – 4 de fevereiro
Liga dos Campeões – 17 de fevereiro
Liga Europa – 19 de fevereiro

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo