Espanha

Mourinho dá luz verde e Fenerbahçe mira em titular do Barcelona

Agressivo no mercado, gigante turco quer recuperar protagonismo no futebol nacional

Vencedor nato e um verdadeiro apaixonado por desafios no futebol. Esse é José Mourinho, que está prestes a começar a temporada 2024/25 em um novo clube. Campeão por onde passou, o técnico português chegou ao Fenerbahçe no início de junho e já começa a dar seus pitacos para montagem do elenco.

Até o momento, o Fener confirmou sete reforços na atual janela de transferências. Com postura arrojada no mercado, o novo clube de Mourinho tem como principal objetivo voltar a ser campeão nacional — título que não conquista desde 2013/14.

Dito isso, segundo o Spor Arena, diário do jornal turco Hurriyet, a oitava contratação da equipe pode ser um titular do Barcelona. Com aval de Mourinho, İlkay Gündoğan entrou na mira do Fenerbahçe.

Diante da grave lesão sofrida pelo brasileiro Fred (ligamento do joelho direito), a diretoria do Fener quer uma reposição para o setor de meio-campo.

O nome de Gündoğan, como citado, agrada Mourinho. O clube turco, ao que tudo indica, tentará explorar a situação financeira delicada do Barça, que se vê obrigado a negociar jogadores. A tendência é que conversas pelo meio-campista alemão sejam iniciadas nos próximos dias.

Gündoğan em ação pelo Barcelona
Gündoğan jogou alguns minutos do amistoso de pré-temporada entre Real Madrid x Barcelona (Foto: Icon Sport)

Barcelona pensa em negociar Gündoğan

Ainda que o presidente Joan Laporta não admita, o Barcelona não atravessa bom momento nas finanças. Pelo contrário. O clube catalão, que mira contratações de peso no mercado, tem sérios problemas com sua massa salarial e terá que fazer cortes para não sofrer restrições por parte de LaLiga

Internamente, a diretoria blaugrana admite a necessidade de negociar jogadores. E é exatamente aí que Gündoğan entra. Apesar de fazer parte dos planos do técnico Hansi Flick, o alemão de 33 anos não tem presença garantida para 2024/25.

O Barça está disposto a negociar os seguintes jogadores: Ronald AraujoFrenkie de JongAnsu Fati. Acontece que os três primeiros se encontram lesionados, e o brasileiro não quer deixar o clube. 

Assim, a alta cúpula dos culés se viu obrigada a buscar outras alternativas no elenco. E segundo o jornal Sport, uma das opções levantadas é Gündogan. A conferir se o Fenerbahçe saberá explorar isso.

Gündoğan disputou a Eurocopa 2024 com a seleção alemã
Gündoğan disputou a Eurocopa 2024 com a seleção alemã (Foto: Icon Sport)

Contratações do Fenerbahçe na janela

Mourinho foi recebido com muita festa no dia de sua apresentação. Diante de milhares de torcedores do Fenerbahçe, o português se declarou e prometeu entrega total ao clube turco.

— Quero jogar por vocês. Vocês são a alma do clube e, desde o momento em que compreendi o projeto, quero jogar por vocês. Quero ser o treinador de todos vocês e trabalhar para o futebol turco. Trabalhar para a liga turca e ajudar o futebol turco a melhorar. Mas, para mim, o mais importante não é o futebol turco. Não é a liga turca. É o Fenerbahçe. Desde que assinei o contrato, os seus sonhos são os meus sonhos — disse Mourinho.

O discurso de Mourinho reverbera no comportamento agressivo do Fener no mercado de transferências. Abaixo, confira todas as movimentações do gigante turco na janela:

Os sete reforços anunciados pelo Fenerbahçe

  • Cenk Tosun: atacante turco de 33 anos, ex-Beşiktaş;
  • Levert Mercan: meio-campista alemão de 23 anos, ex-Karagümrük;
  • Rade Krunic: meio-campista bósnio de 30 anos, ex-Milan (estava emprestado ao Fener);
  • Oguz Aydin: atacante turco de 23 anos, ex-Alanyaspor;
  • Allan Saint-Maximin: atacante francês de 27 anos, ex-Al Ahli;
  • Caglar Soyuncu: zagueiro turco de 28 anos, ex-Atlético de Madrid (estava emprestado ao Fener);
  • Youssef En-Nesyri: atacante marroquino de 27 anos, ex-Sevilla
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo