Espanha

Já dono de clube nos Emirados Árabes, ex-Galactico será técnico na Turquia

Míchel Salgado assumirá Sakaryaspor, da segunda divisão turca, segundo jornal As

A geração galáctica do Real Madrid não rendeu muitos técnicos para o futebol mundial. Dentre os craques daquele time, apenas Zinedine Zidane, com um gigante sucesso, se aventurou à beira do campo.

Ronaldo e David Beckham viraram proprietários de equipes, enquanto Figo se limitou à gestão esportiva. Agora, outro nome daquele time histórico, decidiu embarcar no desafio de ser treinador.

Trata-se do ex-lateral-direito Míchel Salgado, de 48 anos, que vai apenas para sua segunda experiência como técnico em um clube da Turquia.

Sakaryaspor, da segunda divisão turca, será treinado por ex-Galáctico

Segundo informações do jornal espanhol As, está tudo confirmado para Míchel Salgado ser o novo treinador do Sakaryaspor, da Trendyol 1.Lig, a segunda divisão do futebol turco.

O presidente do clube da cidade de Adpazarı, Gökhan İn, eleito no último sábado (22), confirmou a chegada, que acontecerá já nesta segunda-feira (24).

Será apenas a segunda experiência à beira do campo de Salgado. Antes, ele, trabalhando como diretor e depois conselheiro, assumiu interinamente o Pafos, do Chipre, duas vezes.

No total foram apenas 11 partidas, com o espanhol comandando o clube rapidamente em 2022 e 2023, totalizando quatro vitórias, três empates e quatro derrotas.

Ou seja, terá, finalmente, um projeto para tocar como técnico principal.

O desafio de Míchel Salgado na Turquia

O ídolo dos Merengues encontrará um clube que bateu na trave ao tentar jogar a primeira elite desde a temporada 2004/05.

Então treinado pelo experiente Coşkun Demirbakan, o Sakaryaspor terminou em terceiro na segunda divisão de 2023/24, 10 pontos atrás do segundo – que sobe direto à Super Lig -, e teve que disputar um playoff de acesso.

Entrando direto na final dos jogos para decidir o terceiro time que conquistaria a vaga na elite turca, perdeu para Bodrum por 3 a 1, já na prorrogação, prejudicado por uma precoce expulsão no primeiro tempo.

Recentemente, o Sakaryaspor não é um time acostumado nem à Série B da Turquia, pois, em 2024/24, vai apenas para o terceiro ano seguido no segundo escalão. Viveu bons anos na terceira e até na quarta divisão turca.

O maior título da história do clube verde, preto e branco é a Copa da Turquia de 1988.

Ídolo do Real Madrid também virou empresário no pós-carreira

Míchel Salgado é fundador de clube nos Emirados Árabes (Foto: Reprodução)

A vitoriosa carreira do lateral-direito, com passagens por Celta, Salamanca, Blackburn e Real Madrid (por 10 anos), rendeu duas Champions Leagues, quatro títulos espanhóis e mais um monte de taça no futebol espanhol.

Também participou de Copas do Mundo e Euros com a seleção espanhola.

Ele se aposentou em 2012, na Inglaterra, e voltou em 2018, aos 42 anos, para uma passagem de apenas um jogo no Club Atlético Independiente, conquistando o título do Apertura panamenho.

Fora dos gramados, virou empresário como outros colegas do Real galáctico. Fundou o Fursan Hispania, clube dos Emirados Árabes Unidos, país onde também tem influência na organização de campeonatos de base.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo