Espanha

Messi chega a 250 gols no Espanhol, e recorde absoluto pode vir contra o Real no Bernabéu

Enquanto Cristiano Ronaldo vai quebrando recorde atrás de recorde, Messi se aproxima cada vez mais de uma marca histórica. O gol do argentino que fechou a vitória do Barcelona por 3 a 0 sobre o Eibar, neste sábado, foi 250º do camisa 10 no Campeonato Espanhol. A apenas um de igualar o recordista Telmo Zarra, que balançou as redes 251 vezes com o Athletic Bilbao, Messi tornou bem possível a quebra do recorde em um palco especial. Na próxima rodada, o Barça vai até o Santiago Bernabéu para o primeiro clássico com o Real Madrid nesta temporada. Tornar-se o maior goleador da história de La Liga, por si só, já é bastante especial. Imagine então fazê-lo contra o maior rival.

VEJA TAMBÉM: C. Ronaldo chega a 15 gols em oito jogos e continua trucidando recordes

A possibilidade de Messi bater a marca diante do Real Madrid, no Santiago Bernabéu, levanta uma hipótese que já rendeu declarações na Espanha. Na iminência de o argentino superar Zarra, Javier Tebas, presidente da liga, falou sobre uma possível homenagem ao craque na casa do rival Real Madrid: “Por que não homenagear o Messi no Bernabéu? A Liga não pode perder Messi. Ele merece uma homenagem, e é algo que temos de fazer”.

Zubizarreta, ex-goleiro do Barça de 1986 a 1994 e hoje dirigente dos culés, também projetou como seria o acontecimento. “Esse tipo de situação é mais comum nos Estados Unidos e em modalidades como o basquete. No futebol seria muito raro. Mas é um reconhecimento que ele merece, e não seria a primeira vez que jogadores do Barcelona seriam aplaudidos no Santiago Bernabéu, e vice-versa”, lembrou, muito provavelmente com aquela atuação épica de Ronaldinho na capital em mente.

Gols de Messi em La Liga por temporada (Voetbal International)
Gols de Messi em La Liga por temporada (Voetbal International)

Com o acirramento da rivalidade nos últimos anos, não dá para afirmar com certeza como seria a reação dos torcedores madridistas a um eventual recorde de Messi estabelecido no estádio madrileno. E, embora pareça pretensão demais falar com tanta certeza que o argentino alcançará a marca, a aposta não é tão insegura, levando-se em conta seu retrospecto contral o Real no Campeonato Espanhol: 21 gols em 28 partidas disputadas.

É claro que é apenas questão de tempo para que o dono da marca seja Messi, e disso todos já sabiam há pelo menos algumas boas temporadas. No entanto, a possibilidade de que isso seja atingido contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, dá um ingrediente especial tanto à marca quanto ao clássico, já cercado de expectativas, com a provável estreia oficial de Suárez. Se é que era possível, o encontro acaba de ficar ainda mais imperdível.

Confira o gol de Messi na vitória sobre o Eibar

Foto de Leo Escudeiro

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo