Espanha
Tendência

O lance ‘fenomenal’ de Endrick que encantou os espanhóis: ‘Lembrou Ronaldo’

O garoto pode não estar em seus melhores dias, mas já empolga a torcida de seu futuro time

Apesar do início promissor, com três gols em sete jogos no Brasileirão de 2022 e o prêmio de revelação do campeonato, Endrick ainda não deslanchou como muitos esperavam no futebol profissional. Nesta temporada, o jovem palmeirense começou como entre os 11 iniciais do técnico Abel Ferreira, mas perdeu espaço na equipe nos últimos meses.

Mesmo assim, o atacante segue empolgando torcedores do Real Madrid, clube para o qual vai a partir do meio do ano que vem, assim que completar 18 anos, com lances específicos. No duelo contra o São Paulo, na última quarta-feira (5), válido pela Copa do Brasil e que terminou com derrota alviverde por 1 a 0, a promessa acertou um chutaço quase no ângulo, em jogada que foi paralisada por impedimento.

O lance que chamou mais atenção, porém, foi uma arrancada aos 39 minutos do primeiro tempo: o camisa 9 dominou uma bola alta, de costas, na intermediária defensiva, fez o giro e arrancou até a linha de fundo, deixando dois defensores para trás. Só parou quando sentiu contato de um terceiro zagueiro e caiu.

O árbitro não marcou nada, e a jogada não gerou chute perigoso. Mas o conjunto da obra foi suficiente para o jornal As, da Espanha, compará-lo a um dos maiores centroavantes da história: “Alucinem com a arrancada de Endrick deixando os rivais para trás sem parar: sua potência lembra Ronaldo”, diz a manchete.

Comparação entre Endrick e Ronaldo é justa?

Ambos estrearam no futebol profissional com 16 anos e foram campeões nacionais logo na primeira temporada: Endrick conquistou o Brasileirão de 2022; Ronaldo, a Copa do Brasil de 1993. A diferença está na participação. Enquanto o palmeirense surgiu na reta final e marcou três gols em sete partidas, Ronaldo não chegou a entrar em campo pela Raposa naquela edição.

Mas o início de Ronaldo foi bem mais avassalador: entre 25 de maio de 1993, quando estreou, e 7 de agosto de 1994, quando se despediu do Cruzeiro, fez 58 jogos e marcou 56 gols. Antes da despedida, foi tetracampeão mundial com a seleção brasileira em 1994.

Os números de Endrick, passados nove meses da estreia profissional, são mais modestos: 36 partidas e dez gols.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Quais características de Endrick lembram Ronaldo?

Se com números ainda é injusta uma comparação entre os dois atacantes, algumas características de jogo podem ser destacadas, como o faro de gol. Endrick é canhoto, mas também sabe chutar de direita. Ronaldo é destro, mas também sabia chutar bem com a esquerda.

Ambos não são do tipo de centroavante que precisa esperar a bola chegar. As arrancadas, partindo da intermediária ou antes, estão nas características em comum. O drible também é algo que chama atenção nos dois jogadores, além da potência, destacada pelo As.

Quando Endrick chega ao Real Madrid?

O Palmeiras acertou a venda de Endrick para o Real Madrid no fim do ano passado. Ele só poderá se juntar ao clube merengue quando completar 18 anos, o que vai acontecer em junho do ano que vem.

O jovem foi negociado por cerca de 72 milhões de euros — no momento da venda, a cotação apontava por volta de R$ 409 milhões; hoje o valor seria de R$ 383,3 milhões.

Foto de João Vítor Castanheira

João Vítor CastanheiraCoordenador de conteúdo

Coordenador da Trivela desde maio de 2024. Nas categorias de base do Lance!, cobri futebol internacional, nacional e esportes olímpicos. Passei pelo Grupo Globo como editor de conteúdo - fiz parte dos programas Globo Esporte, Jornal da Globo e Esporte Espetacular. Jornalista pela UFRJ e ex-goleiro da Associação Atlética de Comunicação e Artes com orgulho. De Uberaba-MG, radicado no Rio Janeiro, em São Paulo.
Botão Voltar ao topo