Como funcionam as regras de elenco em LaLiga
Federação regula limite de estrangeiros para cada clube na elite do futebol espanhol
A edição 2025/26 de LaLiga começa na sexta-feira (15), porém, os clubes terão até o dia 30 para registrar atletas em seu elenco, cuja data marca o fechamento da janela de transferências na elite do futebol espanhol.
Por conta disso, a organização do campeonato permite que os 20 times de LaLiga possam enviar uma lista com até 25 jogadores até o dia 30 de agosto. E existem limitações de estrangeiros para incentivar a inclusão de atletas locais.
Elencos de LaLiga permitem 3 jogadores extracomunitários

Como a Espanha faz parte da União Europeia (UE), LaLiga permite o registro de apenas três jogadores nascidos em países que não constituem o bloco econômico e político — cujos atletas são chamados de “extracomunitários”.
Esse é o caso de parte de sul-americanos, africanos e asiáticos. Como a Inglaterra saiu do bloco em 2017, jogadores do país também são considerados extracomunitários no futebol espanhol — como Jude Bellingham, do Real Madrid.
Entretanto, há maneiras de contornar essa limitação. Os clubes podem dar entrada no processo junto ao governo espanhol solicitando a cidadania espanhola para atletas que cumpram os requisitos.
Vinicius Junior, por exemplo, adquiriu o passaporte europeu em setembro de 2022. Na prática, o atacante brasileiro não é considerado extracomunitário desde então. Para atletas da América Latina, só é possível conquistar a cidadania espanhola após pelo menos dois anos vivendo no país.
Aliás, a dupla cidadania não precisa ser obrigatoriamente espanhola. Rodrigo De Paul, que recentemente trocou o Atlético de Madrid pelo Inter Miami, nasceu na Argentina e tinha passaporte europeu graças a suas raízes familiares na Itália — que também faz parte da UE.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Acordo de Cotonu abrange exceção no Campeonato Espanhol

A União Europeia tem uma parceria comercial com 78 países da África, Caribe e Pacífico. O Acordo de Cotonu permite que jogadores nascidos nos países associados não sejam considerados extracomunitários.
Reinildo Mandava, que trocou o Atlético de Madrid pelo Sunderland nas últimas semanas, nasceu em Moçambique, que assinou o Acordo de Cotonu. Como consequência, ele não é considerado estrangeiro dentro do regulamento de LaLiga.
Como funciona a inscrição em competições da Uefa?

Na última temporada, a Uefa aceitou em suas competições inscrições de até 25 jogadores, sendo oito “formados localmente”, que são aqueles considerando três temporadas ou 36 meses de atletas entre 15 e 21 anos no mesmo clube ou na federação nacional — no caso da federação, porém, só pode no máximo quatro jogadores.
Ainda há a lista B, para jogadores de 21 anos que tenham um período, sem interrupção, de dois anos elegível para jogar pelo clube atual desde o 15° aniversário ou três anos consecutivos com no máximo um empréstimo de um clube do mesmo país por um ano.
Se o jogador tiver 16 anos, ele precisa ter estado disponível nos dois anos anteriores. É obrigada a presença de três goleiros somando as duas listas, sendo pelo menos dois na primeira.



