La Liga

Sörloth não deu certo no RB Leipzig, mas parece um bom empréstimo à Real Sociedad

Sörloth pode se encaixar bem com Isak na linha de frente da Real Sociedad, após um ano decepcionante na Bundesliga

A Real Sociedad permanece com ambições de brigar pelas primeiras posições do Campeonato Espanhol. Os bascos fizeram um ótimo início de campanha na temporada passada, mas sofreram com as lesões e não conseguiram manter o ritmo até o final. Desta maneira, garantir novas opções ao elenco de Imanol Alguacil era importante, tanto quanto preservar os destaques. E os txuri-urdin ganham uma boa alternativa para o comando do ataque, até pensando nos compromissos paralelos pela Liga Europa. Nesta quarta, o clube anunciou o empréstimo de Alexander Sörloth, centroavante de 25 anos da seleção norueguesa.

Sörloth tentará reerguer seu nome na Espanha, após uma temporada decepcionante no RB Leipzig. O centroavante tinha sido um dos grandes destaques no Trabzonspor que lutou pelo título turco em 2019/20 e chegou bem cotado à Bundesliga. Por €20 milhões, o clube da Red Bull tentava cobrir a lacuna deixada por Timo Werner como artilheiro da equipe, ainda que o novato trouxesse características diferentes. Porém, Sörloth atravessou meses bem abaixo da crítica. Foi cobrado publicamente por Julian Nagelsmann e só brilhou em jogos pontuais na reta final da temporada. Nada suficiente para convencer.

O RB Leipzig mostrou logo no mercado de transferências como não esperaria Sörloth. O clube trouxe Bryan Brobbey sem contrato e também tirou André Silva do Eintracht Frankfurt. Ficava claro como o norueguês acabaria preterido no elenco, até porque ele não jogaria aberto pelo lado direito, como por vezes tentou se reencontrar com Nagelsmann. Assim, a busca de um novo caminho parece o melhor ao centroavante. A Real Sociedad oferece um ambiente favorável, ainda que com parâmetros menores.

Embora seja um atacante de presença física, Sörloth também possui boa mobilidade. O norueguês pode se tornar um companheiro para Alexander Isak na linha de frente dos txuri-urdin, reproduzindo a parceria que firma com Erling Braut Haaland na seleção. De qualquer maneira, a tendência é mesmo que ele se alterne com o sueco e garanta uma profundidade maior ao elenco, pensando no calendário com La Liga e Liga Europa pela frente. Pelas características, Sörloth pode se encaixar de imediato, pensando naquilo que faz Isak.

Além do mais, o empréstimo de Sörloth ressalta como Willian José não deve mesmo ser aproveitado pela Real Sociedad. O brasileiro perdeu espaço quando preferiu negociar sua saída e Isak entrou muito bem em seu lugar. Após o empréstimo ao Wolverhampton, o centroavante até retornou ao País Basco, mas sem fazer parte dos planos de Imanol Alguacil. Conforme o noticiário da imprensa espanhola, ele deve ser anunciado nos próximos dias como reforço do Betis.

Sörloth é o terceiro reforço da Real Sociedad nesta janela de transferências, após as contratações do lateral Diego Rico e do goleiro Mat Ryan. Mais importante, de qualquer maneira, foi escapar das investidas de outros clubes por seus destaques. Os txuri-urdin somam três pontos nas duas primeiras rodadas de La Liga: perderam do Barcelona na estreia, mas derrotaram o Rayo Vallecano no último final de semana.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo