La Liga

Sergio Ramos: O novo queridinho de Sevilha

Falta cerca de um mês para o término da temporada na Europa, e por lá muito já se vem comentando a respeito de jogadores e seus possíveis rumos. E um dos nomes que vai ganhando destaque nessas especulações é o jovem espanhol Sergio Ramos, do Sevilla.

Sergio, cuja transferência para o Manchester United havia sido cogitada em janeiro, volta a ter seu nome mencionado em Old Trafford. Todavia, é preciso fazer aqui uma relativização, pois embora a torcida venha comentando e o nome do atleta sempre conste quando o assunto são as transferências, é difícil acreditar que o Manchester troque o experiente Gary Neville pelo promissor lateral espanhol.

Seja para os Red Devils, seja para outro clube, tudo indica que é apenas uma questão de tempo até que Sergio seja alvo de uma transferência milionária, seguindo o caminho de José Reyes, outro ídolo da torcida sevilhana.

O escolhido

A maioria dos times de primeira divisão da Europa têm um time B, que pode ser comparado aos ‘aspirantes’ dos clubes brasileiros. No caso da Espanha, esses times B costumam disputar as divisões inferiores do campeonato. Nesses times, geralmente, jogam jovens talentos, que depois de adquirirem alguma experiência, ascendem para o elenco principal. Mas o que vem ocorrendo atualmente é que com a contratação de sul-americanos, africanos e outros europeus, esses jovens vão perdendo seu espaço.

Entretanto, é comum que desses garotos um ou outro venha a fazer sucesso no time profissional. Desta safra recente do Sevilla, Sergio Ramos foi o escolhido. Descoberto por Joaquín Caparrós, o lateral debutou na equipe profissional na temporada passada, contra o Deportivo, e de lá para cá sua carreira decolou.

Se em 2003/4 ele atuou em sete jogos, na temporada atual eles já somam 26. E ainda pode-se acrescentar ao excelente ano de Sérgio a estréia nas seleções sub-21 e também na principal da Espanha.

Sergio Ramos ainda tem pela frente três anos de contrato com o Sevilla e sua multa rescisória é de US$ 33 milhões, mas o presidente do clube já avisou: “se a proposta for interessante, até o roupeiro é negociável”.

A herança

Durante oito anos, a lateral direita da Espanha foi ocupada por Sergi – que então atuava no Barcelona –, e já faz algum tempo que tem Michel Salgado, do Real Madrid. Craques? Jogadores intocáveis? Dificilmente os dois eram (ou são). Mas sem dúvida eles impunham algum respeito.

Porém, dando continuidade ao processo de renovação da Fúria, o treinador Luis Aragonés convocou Sergio Ramos para o recente amistoso contra a China e para a partida contra a Sérvia-Montenegro, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo.

Pronto, inicia-se assim uma história que, pode ter certeza, ainda terá muitos capítulos pela frente, pois como se não bastasse o fato de ser jovem, o sevilhano em nada deixa a desejar em relação a seus antecessores.

Jovem sim, mas com juízo

Apenas 19 anos, desejado por garotas espanholas e clubes europeus, talentoso e considerado a maior promessa do futebol espanhol na temporada 2004/5. O que se poderia esperar de um jogador assim?

Não é raro que jovens em momentos semelhantes se percam nos caminhos da vida, com drogas, festas e todos os excessos provenientes do dinheiro. Porém, Sergio Ramos tem se mostrado um rapaz muito centrado, talvez pela educação que teve e pela estreita ligação afetiva com sua família.

O seguinte trecho da entrevista para a revista Interviú mostra a essência de Sergio e deixa claro que ainda ouviremos falar nesse nome por anos e anos:

“Qual o segredo de Sergio Ramos?”, perguntou o repórter José Miguel Muñoz.

“Desde garotinho tenho claro minhas origens e tenho em meus pais, avós e em meu irmão os pilares de minha vida. Sei que ao lado deles a fama não me subirá à cabeça. Além, é claro, de seguir trabalhando, pois só assim a torcida continuará a me apoiar”.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo