Sergiño Dest não pensa em voltar ao Barcelona, pelo menos, por enquanto
Defensor norte-americano tem revitalizado a carreira jogando pelo PSV Eindhoven
O lateral-direito norte-americano Sergiño Dest revelou que não pretende voltar para o Barcelona tão cedo. Jogando por empréstimo no PSV Eindhoven, atual líder da Eredivise com 51 pontos, o defensor se sente bem em seu novo clube por enquanto e quer aproveitar a chance de ser campeão na Holanda antes de retornar à Catalunha. Dest disputou 21 jogos nesta temporada, marcou um gol e serviu seus companheiros com duas assistências.
Titular nos quatro jogos que os Estados Unidos fizeram na Copa do Mundo do Catar em 2022, Dest acabou perdendo espaço na equipe do Barcelona com a chegada de Xavi, sendo assim o Barcelona entendeu que o melhor para o defensor era ganhar mais alguns minutos jogando em outro clube europeu e parece ter encontrado a sua melhor forma no PSV, time que ainda não perdeu no Campeonato Holandês após 17 jogos.
Dest revelou em entrevista ao portal neerlandês Voetbal International que gostaria de continuar jogando em alto nível, defendendo os principais times da Europa, e não descartou um retorno ao seu antigo clube – mas não neste momento, o jogador está focado em fazer o seu melhor para ajudar o PSV a conquistar o título nacional, que pode vir de forma invicta, já que o time de Eindhoven venceu todos os 17 jogos que fez até o momento na Eredivise.
“Cada jogador tem os seus objetivos e cada jogador quer jogar no topo, isso também se aplica a mim. No longo prazo, gostaria de voltar ao nível de onde vim. Mas em uma temporada como esta, só preciso aproveitar. Portanto, estou totalmente focado no PSV neste momento. E no final da temporada iremos olhar mais longe”, afirmou.
Dest reconhece que enquanto Xavi estiver lá, dificilmente volta ao Barcelona
Dest é uma grata revelação para a posição de lateral-direito nos Estados Unidos. Mesmo demonstrando qualidade jogando no Barcelona, Xavi não parece gostar muito do seu estilo e prefere jogadores um pouco mais ofensivos, com melhor qualidade no passe, casos de Koundé e Ronald Araújo. O norte-americano de 23 anos reconhece que caso o atual treinador do time Blaugrana permaneça no cargo até o final da temporada, dificilmente vai voltar ao clube catalão.
“Só se a situação mudar lá. Xavi continua lá agora. Então, no momento não, isso será muito difícil”, afirmou Dest. Sendo assim, mesmo que não permaneça em Eindhoven, é possível que o lateral vá em busca de algum outro clube no cenário europeu para dar sequência em sua carreira e volte para o Barcelona em outro momento, principalmente quando o atual treinador do clube culé não estiver mais no time.
Passagem pela Holanda é a chance de Dest revitalizar a carreira
Companheiro de Dest na seleção dos Estados Unidos, Weston McKennie passou por situação semelhante a do defensor quando foi emprestado ao Leeds e quase saiu da Juventus. Após uma experiência ruim na Inglaterra, muitos consideravam que o meia/volante não teria mais condições de jogar no futebol italiano, entretanto, demonstrou muita resiliência e capacidade de recuperação ao voltar para a Vecchia Signora em junho de 2023 e se tornar uma peça fundamental no esquema de Massimiliano Allegri.
Na atual temporada, McKennie disputou 20 partidas, servindo seus companheiros com quatro assistências, números bons que deram um alento ao atleta de 25 anos. A trajetória de seu compatriota na Itália pode servir como inspiração para Dest, caso volte para o Barcelona.
Caso esteja motivado em mudar sua situação e ainda tenha interesse em jogar em um dos clubes mais vencedores da história do futebol, o norte-americano tem condições de dar a volta por cima na carreira e fazer de um possível retorno à Espanha a oportunidade de se firmar como titular do time Blaugrana – com ou sem Xavi.