La Liga
Tendência

Sem muito esforço, o mistão do Barcelona goleou o Ceuta e avançou na Copa do Rei

Raphinha contribuiu com gol e assistência, enquanto Franck Kessié foi o mais ativo na criação dos tentos

Mais leve depois de conquistar a Supercopa da Espanha, o Barcelona tinha um compromisso tranquilo nas oitavas de final da Copa do Rei. Os blaugranas viajaram ao norte da África e encararam o modesto Ceuta, lanterna de seu grupo regional na terceira divisão. E nem foi necessário muito esforço para o time de Xavi se classificar. O treinador poupou grande parte de seus titulares, ainda que Robert Lewandowski fosse mantido no comando do ataque. A vitória por 5 a 0 teve dois gols do centroavante, assim como um de Raphinha e um de Ansu Fati. Já o principal destaque foi Franck Kessié, autor de duas assistências e de um tento. Que o Barça tenha demorado a engrenar na noite, o resultado teve a goleada esperada para as circunstâncias.

O Barcelona estabeleceu seu domínio rapidamente no primeiro tempo, mas sem tanta penetração. O Ceuta conseguia resistir de início e não permitia grandes chances. Demorou para que os barcelonistas realmente assustassem, com raríssimas finalizações, diante da postura firme da defesa dos anfitriões. O Ceuta inclusive quase aprontou aos 29, em cabeçada de Rodri que pegou na parte externa da rede. Quando o Barça teve mais agressividade, logo conseguiu o gol. Raphinha participava bastante e abriu o placar aos 40. Teve espaço para ajeitar para dentro e deu um tapa cruzado, de fora da área, para acertar o canto da meta. Era a tranquilidade garantida.

Para o segundo tempo, o Barcelona ganhou Gavi em campo. E logo os catalães definiram a parada, com o segundo gol aos quatro minutos. Numa bola recuperada nos arredores da área, Kessié fez a interceptação na esquerda e deu sua segunda assistência. Lewandowski, com liberdade, só escorou dentro da área, por baixo do goleiro. Já o terceiro saiu aos 25, com Ansu Fati, que veio do banco. O camisa 10 partiu em velocidade, encarou a marcação e abriu para o chute certeiro.

A goleada do Barcelona tomou forma aos 32 minutos, com Kessié também balançando as redes. Raphinha cruzou e o meio-campista pintou na área, ao desviar de cabeça. Ainda poderia sair o quinto, com boas chegadas constantes dos catalães, que não deixavam de pisar no acelerador. Ansu Fati quase marcou um golaço, mas o goleiro Tomas Mejías salvou. Por fim, o placar final seria decretado por Lewa, aos 45. Um chute cruzado garantiu mais um tento à conta do polonês.

O Barcelona saberá seu adversário nas quartas de final em sorteio marcado para esta sexta-feira. Real Sociedad, Sevilla, Atlético de Madrid, Athletic Bilbao, Osasuna e Valencia também avançaram. As oitavas de final serão concluídas com o Villarreal x Real Madrid desta quinta.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo