Remiro breca Vinícius e, apesar do bom Real Madrid 0x0 Real Sociedad, quem agradece é o Barça
A partida no Santiago Bernabéu contou com um bom número de ocasiões, mas o empate sem gols torna o Barcelona ainda mais líder

O Estádio Santiago Bernabéu fechou o domingo de La Liga com a partida mais esperada da rodada. Real Madrid e Real Sociedad faziam um confronto direto pelas primeiras colocações. E, apesar do placar zerado, os dois times entregaram um ótimo entretenimento. A noite contou com muitas ocasiões e alternâncias, entre uma equipe técnica dos bascos e uma direta dos madrilenos. O Madrid arriscou muito, com 20 finalizações, tantas vezes com a participação de Vinícius Júnior. Porém, o ponta não aproveitou suas chances e esbarrou num goleiro intransponível. Álex Remiro acumulou intervenções decisivas na meta txuri-urdin e foi o grande responsável pelo resultado. Garantiu um 0 a 0 que, no fim das contas, agrada o ainda mais líder Barcelona.
O Real Madrid entrou em campo com uma estratégia de adiantar a marcação e pressionar a Real Sociedad. No entanto, os bascos tinham qualidade para sair tocando e evitavam os riscos. Inclusive levaram perigo primeiro, num cruzamento da esquerda que por pouco Alexander Sörloth não completou. Os melhores momentos dos merengues, de início, vinham com Vinícius Júnior. O ponta estava ligado demais e quase anotou um golaço aos 15. Vini deu até caneta na marcação e chutou para tirar do alcance de Álex Remiro, mas a bola passou lambendo a trave. Na resposta imediata, Asier Illarramendi também errou o alvo do Madrid.
Os times buscavam acelerar, mas o jogo ficou um pouco mais travado em sua sequência. O Real Madrid voltou a insistir depois dos 30, numa sequência de batidas de fora da área. Toni Kroos parou em Remiro, Federico Valverde bateu para fora e Karim Benzema também ficou no goleiro. Era um fim de primeiro tempo superior dos merengues, mas sem tantos espaços na área. O abafa aumentou mesmo nos instantes finais antes do intervalo, quando enfim aconteceu outro avanço em velocidade. Benzema deixou Vinícius na cara do gol aos 45, mas o ponta não direcionou tão bem o chute e parou em Remiro.
O Real Madrid elevou sua voracidade nos primeiros minutos da etapa final. O time martelava bastante no ataque e dificultava a vida de Remiro. Dani Ceballos seria o primeiro a esbarrar no goleiro, antes de Vinícius Júnior de novo ser frustrado em sua finalização defendida com o pé. Rodrygo também arrematou com desvio e a bola saiu com perigo ao lado da trave. Valverde ainda tentaria o seu na sequência, mas o míssil cruzou a área. A Real Sociedad era mais contida e, quando Sörloth voltou a chegar na outra área, poderia ter feito melhor. Foram 15 minutos difíceis aos bascos, que ainda resistiriam com um bloqueio decisivo de Igor Zubeldía contra Rodrygo. Já a primeira defesa de Thibaut Courtois ocorreu aos 16, numa batida de Takefusa Kubo.
A Real Sociedad melhorou na sequência do segundo tempo. Passou a trabalhar melhor as suas jogadas e a envolver o Real Madrid. Quase sempre a bola precisava passar por Kubo, muito presente no campo de ataque, mas os merengues conseguiam se segurar. E o problema era vencer Remiro do outro lado. Aos 26, Benzema de novo deixou Vinícius em boas condições, após escapar da marcação. O brasileiro ficou de cara com o goleiro e agora tentou uma cavadinha, mas Remiro salvou mais uma vez. O ritmo do jogo era muito alto.
Contudo, o jogo perdeu um pouco de ritmo na reta final. Ancelotti acionou Luka Modric e Marco Asensio no banco, e o croata mandou uma bola cruzada venenosa em uma de suas primeiras participações. Mas não eram instantes finais tão corridos como a maior parte do segundo tempo. O cansaço parecia pesar e a Real Sociedad não desistiu, ainda com a chance de mandar a bola na área na reta final. No entanto, o placar ficou mesmo no zero.
Quem comemora o resultado na capital é o Barcelona. Os blaugranas se isolam mais na liderança, com 47 pontos. O Real Madrid sustenta a segunda colocação, com 42 pontos. Já a Real Sociedad aparece no terceiro lugar, com 39 pontos, mas uma partida a mais que os dois primeiros.