Real Sociedad precisa urgente vencer o Celta para brecar a queda livre que vive em La Liga
Derrotada no clássico contra o Athletic Bilbao em La Liga, a Real Sociedad precisa vencer urgente para estancar a sangria na competição
A derrota da Real Sociedad no Derbi Basco na semana passada, quando Athletic Bilbao venceu por 2 a 1 e vingou a derrota do primeiro turno, colocou La Reale em uma situação bem delicada em La Liga, visando a classificação para a próxima edição da Champions League, que se tornou um objetivo cada vez mais distante e difícil de ser alcançado.
Já são quatro jogos sem vitória para o time comandado por Imanol Alguacil Barrenetxea no Campeonato Espanhol, condição que fez com que a Real Sociedad simplesmente desabasse na tabela, caindo das primeiras colocações para o sexto lugar, com remotas chances, atualmente, de subir para a quinta posição, dada a diferença de pontos para o atual quinto colocado, o Atlético de Madrid, que com um jogo a menos, tem seis pontos a mais do que La Reale.
Para tentar se reerguer em La Liga, o time enfrentará neste sábado (20) o Celta de Vigo, equipe que luta diretamente contra o rebaixamento. Acontece que, com vitória na penúltima rodada e empate na outra, o adversário vive uma fase melhor dentro do campeonato e ainda jogará dentro de casa. Fatores esses que aumentam o desafio da Real Sociedad, mas não diminuem a urgência de conseguir os três pontos.
A Real Sociedad terá de entender de uma vez como jogar sem Takefusa Kubo
Chamou atenção na derrota diante do Athletic Bilbao a falta de criatividade apresentada pela equipe da Real Sociedad. Muito disso fruto da ausência de Takefusa Kubo, convocado pelo Japão para a disputa da Copa da Ásia, que ocorrerá até o começo de fevereiro no Catar. Sem o japonês, uma de suas principais peças criativas, a Sociedad penou para oferecer perigo ao rival.
Diante do Celta, esse é tido como o principal problema para Imanol Alguacil Barrenetxea resolver. Arsen Zakharyan foi o substituto escolhido, mas não correspondeu. A opção pode estar no retorno de Mikel Oyarzabal, que atuou como centroavante diante do Bilbao, à ponta esquerda, com Ander Barrenetxea sendo deslocado para o lado direito do campo, ao contrário do que aconteceu no Derbi Basco.
A Real Sociedad ainda contará com o retorno do goleiro titular Álex Remiro, que, suspenso, não pôde encarar o Athletic Bilbao e acabou fazendo falta. Outro retorno que pode acontecer é um bastante inesperado, do atacante Umar Sadiq. Ele foi cortado da lista da Nigéria que disputa a Copa Africana de Nações, mas ainda na semana passada foi flagrado realizando treinamentos leves pela Sociedad, o que indica uma volta próxima — por questão de regras, seu retorno à Nigéria está descartado.
Conference League não seria exatamente ruim, mas seria pouco para o que se esperava da Real Sociedad
Com um dos melhores começos de temporada da Espanha e uma campanha que rendeu o primeiro lugar em seu grupo na Champions League, a Real Sociedad decepciona com seu desempenho recente, já que uma briga no alto da tabela era muito mais considerada do que a queda livre que o time de Imanol Alguacil Barrenetxea vem sofrendo no momento.
Atualmente em sexto lugar na tabela, com muitas dificuldades de vislumbrar uma subida de produção atrelada à queda dos adversários que estão na frente, a Real Sociedad vai se conformando com uma ida para a Conference League. Não seria ruim para um time que no passado bem recente mal disputava competições europeias, mas seria frustrante pela expectativa criada com a ótima temporada passada e o bom começo nesta.
Para piorar as coisas, a queda livre que o time basco sofreu nos últimos jogos ameaça até mesmo sua sexta colocação no Campeonato Espanhol. O Betis vem pedindo passagem e, com 31 pontos, tem apenas um a menos que a Real Sociedad e pode ultrapassar La Reale em caso de qualquer tropeço. Para que a temporada espanhola não seja um desastre completo, a Real Sociedad precisa vencer o Celta de Vigo — e com urgência.