Gol de Raphinha foi ‘cereja do bolo’ que faltou para o Barcelona na vitória sobre o Bilbao
Brasileiro foi um dos destaques do triunfo culé sobre o Athletic Bilbao em Montjuic
Ausência na convocação da Seleção Brasileira, Raphinha mostrou as suas credenciais na vitória por 2 a 1 do Barcelona sobre o Athletic Bilbao, pela segunda rodada de La Liga neste sábado.
A partida foi realizada no estádio Olímpico de Montjuic, já que o Camp Nou, que é casa do time catalão, está em reforma.
Ainda que não tenha balançado as redes, o camisa 11 foi muito participativo e criou inúmeras oportunidades, sobretudo no segundo tempo, onde a equipe catalã dominou o jogo.
Inclusive, foi o brasileiro quem iniciou a jogada que resultou no gol da vitória do Barça, marcado pelo polonês Lewandowski.
Com um ótimo lançamento, Raphinha encontrou Pedri, que finalizou para a defesa do goleiro Padilla. Lewa, então, aproveitou o rebote e empurrou com o gol vazio.
No primeiro tempo, Raphinha queria deixar a sua marca
Raphinha entrou em campo pilhado. Atuando pelo lado direito, ele se mostrava como opção e se movimentava desde o primeiro minuto, inclusive recuperando a posse de bola em algumas oportunidades.
Foi dele, inclusive, o primeiro lance de perigo do Barcelona no jogo, quando tentou uma finalização de letra, mas parou no goleiro Padilla, do Athletic Bilbao, que seria o grande vilão do atacante na partida.
Em um momento de blitz, a defesa do time basco também foi uma pedra de sapato para Raphinha, que tentou finalizar duas vezes, mas em ambas as oportunidades foi bloqueado.
Então, se não dava chutando ele mesmo, o camisa 11 começou a buscar aquilo que seria sua sina na etapa final: a assistência.
Em uma delas, serviu Lewandowski, que buscou o ângulo, mas acertou a trave. Essa dobradinha se repetiu bastante na etapa final.
Se não rolou com Raphinha, deu com Yamal
Se não dava para o brasileiro pela direita, outro jovem do Barcelona assumiu a responsabilidade e abriu o placar em um lance individual: Lamine Yamal.
O espanhol de 17 anos, que recentemente conquistou a Euro pela Fúria, aproveitou uma bola afastada pela defesa do Athletic, fintou a marcação e encheu o pé de fora da área. A bola ainda desviou em Lekue antes de entrar.
O Bilbao fazia uma partida bem equilibrada nos primeiros 45 minutos, principalmente com boas puxadas ao ataque de Nico Williams.
E a boa atuação dos bascos foi premiada nos minutos finais da primeira etapa, com uma penalidade convertida com muita categoria por Sancet. A infração foi cometida por Cubarsí, que recebeu cartão amarelo, em Berenguer.
No segundo tempo, Raphinha queria ser garçom
Raphinha participou com outras três assistências.
Na primeira, ele deixou Ferrán Torres na cara do gol, mas o espanhol parou em Padilla, goleiro adversário, na tentativa da cavadinha. De toda maneira, o gol seria invalidado, caso acontecesse, pois o camisa 7 do Barça estava em posição irregular.
Poucos minutos depois, cobrou escanteio e Lewandowski cabeceou na trave.
E a dobradinha entre o brasileiro e o polonês ainda se repetiu no segundo tempo, quando o ponta cruzou para um chute violento do centroavante que acertou a trave.
De tanto martelar, o gol de Lewa saiu aos 30 minutos do segundo tempo, na jogada iniciada por Raphinha, que passou pela finalização de Pedri, defendida por Padilla, mas que parou no polonês marcando com o goleiro batido.
Próximos jogos
Com duas vitórias em dois jogos, o Barcelona volta a campo pela La Liga na terça-feira (27), contra o Rayo Vallecano, em Vallecas. A equipe da Catalunha lidera o campeonato ao lado do Celta de Vigo, únicos times que possuem um aproveitamento de 100% até aqui na competição – como a segunda rodada ainda está em andamento, outros times podem atingir a marca.
Já o Athletic Bilbao, de dois empates em dois jogos, retorna aos gramados na quarta-feira (28), contra o Valencia, em San Mamés.