Jogador do Valência é detido acusado de agressão sexual a duas mulheres
Centroavante Rafa Mir foi detido junto com outro homem; relembre outros casos de agressão sexual na Espanha
O centroavante do Valência, Rafa Mir, foi detido pela polícia da cidade espanhola na madrugada desta terça-feira (03). O jogador é acusado de agressão sexual a duas mulheres, uma de 25, e outra de 21 anos, em uma festa realizada na casa do próprio atleta.
Outro homem também foi detido, mas sua identidade não foi revelada. A denúncia foi feita pelas vítimas, de maneira individual. As mulheres necessitaram de assistência médica em um hospital. Mir deve permanecer detido na delegacia local por mais uma noite, aguardando decisão judicial para traslado a outra instituição.
O Valência se comunicou sobre a detenção de seu jogador:
“Em relação às notícias veiculadas na imprensa sobre a detenção do jogador do Valencia CF, Rafa Mir, o clube tem ciência do fato e, alheio a mais detalhes, no momento manifesta que colaborará com tudo o que a justiça possa requerer”.
Valencia CF, em comunidado oficial
Rafa Mir chegou ao Valência nesta temporada, emprestado pelo Sevilha. Em quatro jogos, não marcou nenhum gol. O time é o lanterna de La Liga, com apenas um ponto. As informações são da rádio Cadena SER e do jornal AS, ambos da Espanha.
Futebol espanhol coleciona casos de violência sexual
O caso do estupro cometido pelo brasileiro Daniel Alves repercutiu mundialmente. Após diversas versões contraditórias, o jogador não conseguiu escapar da condenação de quatro anos e meio por estupro de uma mulher espanhola.
O ex-lateral-esquerdo do Barcelona e da Seleção pagou fiança e está em liberdade provisória, após 14 meses de reclusão. Alves ainda deve enfrentar novos julgamentos.
Em 2017, Santi Mina, ex-jogador do Celta de Vigo, foi condenado a quatro anos de prisão por abuso sexual de uma jovem. Entrando na justiça para protelar a prisão, o atacante resolveu se transferir para a Arábia Saudita em 2022, por empréstimo. Em 2023, seu vínculo com o Celta acabou, assim como os recursos na justiça. Mina foi condenado a quatro anos de prisão (o jogador ainda não foi para a cárcere) e a pagar uma indenização à vítima.
Um dos casos que mais chocaram a Espanha aconteceu em 2017. Dois jogadores do Arandina (hoje na terceira divisão) foram sentenciados a nove anos de prisão na cidade de Lugo, na Galícia. Carlos Cuadrado e Victor Rodriguez foram condenados por agredir sexualmente a uma menina de 15 anos.
No entanto, a condenação definitiva só aconteceu em novembro de 2022. Após um dos recursos dos condenados, a justiça havia reduzido a pena a Cuadrado e Rodriguez, e absolvido um terceiro envolvido, Raúl Calvo, que permaneceu solto. Com um novo recurso, os nove anos de condenação foram finalmente determinados.