Quase lá: Golaço de Kubo deixa a Real Sociedad a um passo da Champions
Kuba fez um golaço diante do Almería que deu a vitória à Real Sociedad, agora com oito pontos de vantagem sobre o quinto colocado com nove pontos em disputa
Um golaço de Takefusa Kubo colocou a Real Sociedad muito próxima de garantir a classificação à Champions League, a duas rodadas do fim de La Liga. O clube basco venceu o Almería por 1 a 0 nesta terça-feira, o que garantiu à equipe uma vantagem de oito pontos para o quinto colocado, Villarreal, que ainda tem três jogos a disputar – e nove pontos a disputar, portanto. Se o clube vencer o próximo jogo ou se o Villarreal não conseguir vencer um dos seus jogos, a classificação estará garantida e a Real Sociedad voltará à Champions depois de 10 anos.
O jogo começou perigoso, com o brasileiro Lázaro, ex-Flamengo, levando perigo pelo Almería ao gol da Real Sociedad. Foi com Takefusa Kubo que a Real Sociedad respondeu. Em jogada pela ponta direita, o camisa 14 entrou na área e cruzou rasteiro, forte, mas a defesa conseguiu cortar. Logo depois, aos seis minutos, Aihen Muñoz levantou na área para Carlos Fernández, que cabeceou muito mal e mandou para fora.
O lance que desequilibrou ainda mais o jogo aconteceu aos 33 minutos. Luis Suárez entrou muito forte com o zagueiro Robin Le Normand. Inicialmente, o árbitro Pablo González Fuertes daria o cartão amarelo, mas a revisão indicada pelo VAR fez o apitador mudar de ideia: deu cartão vermelho ao atacante. Com isso, a situação ficou bem mais difícil para os visitantes no Estádio Anoeta.
Aos 41 minutos, a Real Sociedad desperdiçou uma grande chance, em uma bola que ficou pipocando na área e caiu nos pés de Carlos Fernández, em uma noite das mais infelizes. Ele pegou mal na bola e não acertou o gol. Só que antes do fim do primeiro tempo, a precisão de Takefusa Kubo, combinada com a sua habilidade, daria o gol aos mandantes. Kubo recebeu pela ponta direita aos 48 minutos, já com três minutos de acréscimos, puxou para o meio, fintou e bateu colocado, no ângulo: golaço do japonês, que saiu celebrando junto com o estádio. Real Sociedad 1 a 0.
No segundo tempo, mesmo melhor em campo, a Real Sociedad não conseguiu ampliar o placar. E olha que teve chances. Foram oportunidades dos lados, incluindo uma ótima com Alexander Sorloth, que veio do banco de reservas. No fim, a vitória por 1 a 0 prevaleceu até o final. Um resultado que deixa a classificação à Champions League muito perto de acontecer, por uma questão meramente matemática. O Villarreal precisa de um milagre para reverter isso. Uma situação bastante confortável do clube basco.
Por outro lado, o Almería ainda luta contra o rebaixamento. Com 39 pontos, em 15º na tabela, o clube ainda não está livre do descenso, já que o Getafe, com 35 pontos, e o Espanyol, com 34, ainda lutam para sair das posições de descenso. Só o Elche já está rebaixado em La Liga, com 20 pontos.
A temporada dos bascos é bastante consistente. Nos 36 jogos realizados, são 20 vitórias, oito empates e oito derrotas. As excelentes atuações de Takefusa Kubo, David Silva, Brais Méndez e Robin Le Normand, entre outros, mostram que o time comandado pelo técnico Imanol Alguacil tem tudo para fazer bonito na Champions League do próximo ano, caso confirme a classificação, como tudo indica.
Finalizado
1
-0
Real Sociedad - Almeria
Spain La Liga - Reale Arena