La Liga

Como La Liga pode transformar para sempre o futebol no Iraque

O projeto visa transformar o futebol iraquiano por meio das chaves de sucesso da La Liga: profissionalização de sua estrutura, desenvolvimento de suas academias de base, gestão sustentável, digitalização e melhoria da infraestrutura

A La Liga e a Embaixada do Iraque, em colaboração com a Associação da Liga Profissional do Iraque e a Casa Árabe, delinearam os elementos que contribuíram para o sucesso do projeto da La Liga no Iraque em uma conferência realizada na sede da Casa Árabe em Madri, que também contou com representantes do Ministério das Relações Exteriores, embaixadas da região do MENA, clubes da La Liga e outras instituições e empresas espanholas.

Além disso, a Embaixada do Iraque na Espanha vê o projeto como um exemplo destacado das boas relações entre os dois países, afirmando que o crescimento e a transformação do futebol no Iraque são um claro sinal da estabilidade e abertura do país nos últimos anos.

Durante a conferência, os palestrantes destacaram a abordagem única que está gerando excelentes resultados, sustentada por duas direções de crescimento:

A abordagem de baixo para cima refere-se à construção de uma estrutura de base sólida, com academias de base fortes e planos de desenvolvimento de talentos (jovens jogadores sendo o principal ativo), competições juvenis e treinamento de qualidade para treinadores dessas academias. Também fundamental para o plano é o foco em recursos e instalações para poder desenvolver adequadamente o talento. Como tal, elementos do Plano de Melhoria e Otimização de Academias de Base da La Liga, no Plano La Liga Impulso, são adotados como modelo, representando um marco que busca consolidar a posição de liderança da Espanha no desenvolvimento juvenil.

A abordagem de cima para baixo refere-se a uma transformação abrangente da liga profissional iraquiana, baseada no modelo de gestão sustentável da La Liga: a importância da infraestrutura, do produto audiovisual, do uso da tecnologia, da profissionalização das estruturas… para construir o futebol profissional de forma que ele possa ser um motor para a indústria e para a transformação social.

Os resultados? Entre outros, um novo modelo de governança, com inovações como a criação da liga iraquiana como uma entidade jurídica independente ou a criação de um organograma e plano de recursos humanos para sua operação. O ecossistema digital da liga iraquiana também foi criado, incluindo redes sociais e materiais de marketing como base para atrair patrocinadores.

No lado da competição, o lançamento em tempo recorde de uma nova liga de futebol profissional com um calendário assimétrico condicional alcançou uma maior eficiência para a competição de primeira linha: a Liga Estrelas do Iraque. Após um estudo de consultoria aprofundado, a dificuldade foi fazer com que este calendário fosse sustentável para manter a liga com 20 equipes enquanto se considerava o valor da competição a médio-longo prazo, e ao mesmo tempo superar o desafio das fortes restrições a que a competição estava exposta (compressão extrema de calendário, número de VARs disponíveis e times compartilhando estádios, entre outros).

Também foi fornecido suporte nos processos de registro de jogadores, licenciamento, homologação de estádios e criação de um novo Comitê de Competição. As infraestruturas são parte fundamental do projeto, razão pela qual foram realizadas avaliações e estudos de infraestruturas e campos para trabalhar no sentido de alcançar os padrões dos estádios da La Liga.

Outros marcos incluem implementar um play-off e play-out, este último trabalhando em conjunto com o play-off da Liga Premier do Iraque, a segunda divisão. Essa nova característica adiciona competitividade e atratividade à competição até os últimos dias de jogo, bem como um primeiro elo para a futura profissionalização da Liga Premier do Iraque. Além disso, a criação de um formato novo e inovador para a Copa do Iraque 2024, que já deu frutos com um recorde de público de mais de 85.000 pessoas nas oitavas de final da competição.

Também foi bem-sucedida na criação de uma base para o desenvolvimento das academias de base dos clubes e criou novas competições de liga e copa para as categorias inferiores, projetadas para alimentar os clubes com jogadores profissionais altamente talentosos. Este ano, 1500 de suas futuras estrelas já foram oficialmente registradas em competições nas três categorias criadas (U20, U17 e U15). O plano também inclui cursos de formação para treinadores centrados na Metodologia La Liga, que apresenta os elementos que tornam as academias de base dos clubes da La Liga algumas das melhores do mundo.

A La Liga e a Associação de Futebol do Iraque iniciaram sua parceria em meados de 2023, como parte de um projeto de três anos que representa um ponto de viragem para o desenvolvimento do futebol na região do Golfo. É um acordo para apoiar o desenvolvimento de 360º do futebol no Iraque, que segue o modelo de sustentabilidade pelo qual La Liga é conhecida em todo o mundo.

— O principal objetivo é acompanhar e apoiar a transformação do futebol no país usando o modelo da La Liga, o qual é especialmente valorizado na região devido à sua sustentabilidade e foco em agregar valor aos clubes, ao mesmo tempo em que promove a profissionalização das estruturas de futebol em todo o país para torná-las sustentáveis ao longo do tempo, tanto em termos comerciais quanto esportivos — afirmou Javier Tebas, Presidente de La Liga.

Desenvolvimento do projeto: chaves para o crescimento

O projeto é dividido em três fases: uma primeira fase de diagnóstico e treinamento; uma segunda fase envolvendo a criação de um plano de ação e sua implementação; e, finalmente, uma fase de monitoramento e supervisão.

Durante essa fase inicial, foram realizadas análises intensivas da situação do futebol no Iraque e seu potencial. Isso identificou a capacidade do Iraque de se tornar uma liga líder em sua região e o trabalho começou nesse sentido. Durante os primeiros meses, além das extensas análises, várias sessões foram realizadas com clubes, começando com uma reunião com o Presidente da La Liga, Javier Tebas, para discutir a importância de seu envolvimento no projeto. Além disso, representantes dos clubes iraquianos tiveram um curso de imersão com a La Liga em Madri em setembro, durante o qual receberam treinamento e workshops de diversos departamentos da La Liga. Foram fornecidos treinamentos de alto valor no evento sobre assuntos como o papel dos diretores de jogo, as chaves do protocolo audiovisual, o presente e o futuro das infraestruturas no futebol e seu papel distintivo, e cuidados com o campo e gramado, entre outros tópicos.

A conquista mais importante recente foi a criação da Liga Juvenil do Iraque U20, uma competição com um formato muito inovador em duas fases: uma temporada regular e um torneio eliminatório, projetado para otimizar recursos e maximizar o desempenho competitivo dos jovens jogadores. Mais de 1.500 jogadores e 31 equipes se inscreveram para a competição — 20 da Liga Estrelas do Iraque e 11 da Liga Premier do Iraque.

Na fase atual de trabalho de desenvolvimento, diferentes áreas de melhoria estão sendo abordadas com numerosos avanços, como:

  • Infraestrutura: Ênfase no desenvolvimento tanto de estádios profissionais (como manutenção do gramado e gestão de público) quanto de academias e centros de alto desempenho para apoiar o arcabouço de detecção e desenvolvimento de talentos.
  • Gestão: A La Liga quer fornecer suporte para que a liga iraquiana, como entidade independente, possa adotar um sistema semelhante ao controle econômico e seu modelo para fechar patrocínios e acordos audiovisuais.
  • Desenvolvimento de Talentos: Os cursos de treinamento para treinadores continuarão (o próximo será realizado nos dias 19, 20 e 21 de abril, especificamente para os 31 treinadores na Liga Juvenil do Iraque U20) e estão planejados acampamentos de treinamento com jovens talentosos, tanto no Iraque quanto na Espanha. Na verdade, o acordo inclui a provisão de 3 bolsas integrais para permitir que jovens talentosos do Iraque recebam treinamento esportivo-acadêmico abrangente no centro de excelência esportiva da Academia LALIGA Madrid.
  • Tecnologia: Diferentes departamentos da La Liga com a Sportian, parceiros envolvidos no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, estão trabalhando para avaliar quais ferramentas podem ajudar a alcançar os objetivos do projeto. O LALIGA Academy Manager, uma ferramenta de gestão para equipes de base e academias de futebol, e o Kit Selector, uma ferramenta para a coordenação de uniformes em partidas profissionais, são duas das ferramentas que estão sendo consideradas para implementação.

Embora o projeto no Iraque seja um dos mais ambiciosos, a La Liga trabalha em projetos semelhantes em muitos países diferentes por meio de seu Departamento Internacional, que possui uma rede de mais de 40 delegados e 11 escritórios em todo o mundo, cobrindo mais de 90 mercados. No que diz respeito ao esporte, a base de nosso trabalho é a Metodologia LALIGA, que reúne valores comuns, mas é adaptada e aplicada de maneira diferente em cada país, levando em consideração o contexto regional, cultura, modo de vida e trabalho no futebol, pontos fortes, áreas para melhoria, além de prestar atenção abrangente a cada jogador individual.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo