La Liga

Presidente do Lyon: “Retorno de Benzema seria um sonho para todos nossos torcedores”

O presidente do Lyon, Jean-Michel Aulas, admitiu que sonha com o retorno de Karim Benzema ao clube, que deixou em 2009. Aos 33 anos, o atacante tem contrato com o Real Madrid até 2022 e não esconde que tem o sonho ainda de voltar a jogar no clube que o formou e pelo qual tem um imenso carinho por ser na cidade em que nasceu. Atualmente, o francês é um dos principais jogadores dos merengues, especialmente desde a saída de Cristiano Ronaldo.

Lyon e Real Madrid possuem uma boa relação. Aulas, especificamente, tem boa relação com Florentino Pérez. “Sei que houve contatos na temporada passada através de Juninho [diretor esportivo do clube francês]. Se houvesse agora uma possibilidade, logicamente vamos tentar buscar a fórmula para que volte. Seria um sonho para todos os nossos torcedores. Não precisa demorar muito tempo. Por que não? Eu acredito que tudo vai depender dos resultados do Real Madrid”, afirmou Aulas em entrevista à RMC Sport.

O ex-empresário de Benzema, Karim Djaziri, reforçou essa possibilidade. “Ele está dividido entre jogar no melhor clube do mundo e voltar ao Lyon e fazer grandes coisas. Vestir a braçadeira de capitão com os jovens pode ser mágico”, disse o agente, que foi quem negociou com Florentino Pérez para a transferência do atacante, em 2009. O Real Madrid pagou €35 milhões na época (com a inflação, €40,3 milhões em dinheiro atual) para levar o jogador do Lyon para a capital espanhola.

Em dezembro de 2019, Benzema renovou o seu contrato por uma temporada. Ia até 2021, aumentou a duração até 2022. Ele chegou ao Real Madrid em 2009, em uma leva que teve ainda Kaká e Cristiano Ronaldo. O brasileiro deixou o clube em 2013, enquanto o Português saiu do Real Madrid em 2018. Desde então, é Benzema que tem sido o principal nome do time em termos de gols.

Cristiano Ronaldo era um jogador de acumular números impressionantes, que o tornaram o maior artilheiro da história do clube com 450 gols em 438 jogos. Benzema está em quinto na lista, com 264 gols em 538 jogos, atrás em gols de Santillana (290), Alfredo Di Stéfano (308) e Raúl (323), além do próprio Cristiano. Sem o português, é o francês que fica responsável pela maioria dos gols do time.

Benzema marcou 72 gols depois que Cristiano Ronaldo deixou o Real Madrid. Se somar todos os jogadores de ataque do Real Madrid, Asensio, Vinícius, Rodrygo, Lucas, Mariano, Jovic, Isco, Bale e James, são 78 gols. A proporção de gols é realmente impressionante. Quando comparamos com o que ele e Cristiano Ronaldo fizeram, temos uma dimensão ainda maior do feito.

Desde que saiu do Real Madrid, Cristiano Ronaldo tem 87 gols pela Juventus, contra 72 de Benzema. Um detalhe é que o português marcou 26 gols de pênalti, enquanto o francês fez oito, já que não é o cobrador oficial, o posto é de Sergio Ramos. Se tirarmos os gols de pênalti da conta, apenas por exercício, Cristiano Ronaldo tem 61, enquanto Benzema tem 64.

Com o Real Madrid com um futuro cada vez mais incerto, e com questões financeiros complicadas, já que está reformando o estádio Santiago Bernabéu. Além disso, há o impacto da COVID-19, com um elenco muito caro em termos de salários. A dificuldade em renovar com Sergio Ramos, um ídolo e capitão do time, indica que é possível que haja um corte de gastos e renovação do elenco, com jogadores mais jovens – que também custam mais barato, de forma geral.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo