La Liga

Para Zidane, Benzema é “o melhor atacante francês da história”

Logo após Karim Benzema ser mais uma vez imensamente decisivo ao Real Madrid, marcando os gols que deram a Zinédine Zidane fez uma declaração ousada sobre o camisa 9: “Benzema é o melhor atacante francês da história”.

Por motivos além do gramado, Benzema não faz parte da seleção francesa há pouco mais de cinco anos. Mesmo sua ausência deste período importante da história dos Bleus, que inclui uma final de Eurocopa e um título de Copa do Mundo, não o impediu de seguir deixando sua marca no futebol europeu. Multicampeão pelo Real Madrid, o centroavante se tornou, sobretudo após a saída de Cristiano Ronaldo em 2018, a grande figura de um dos maiores clubes do mundo. Toda a trajetória do francês na capital espanhola é, para Zidane, um argumento forte para a sua afirmação de que Benzema seria o melhor atacante francês da história.

“Para mim, sim (Benzema é o melhor atacante francês da história). Ele joga no Real Madrid há muito tempo, tem mais de 500 jogos, faz gols… Por fim, seus títulos, tudo que ele conquistou aqui, falam por si só. Para mim, ele é o melhor, sim, isso está muito claro. Hoje, ele é um jogador mais maduro”, comentou o treinador após a vitória sobre o Athletic Bilbao.

Zidane destacou como o atacante tem uma contribuição grande para a equipe para além dos gols que marca, com sua movimentação e criação de chances. Ao longo dos nove anos em que jogou ao lado de Cristiano Ronaldo, esta sua faceta havia ficado bastante clara. Desde a saída do português, o camisa 9 manteve a característica, apenas acrescentando mais gols ao repertório, já que havia se tornado a referência ofensiva da equipe.

“Ele sempre demonstrou que não é um nove puro, ele não pensa só em marcar. É por isso que ele me agrada tanto, por isso que o adoro, ele não pensa só nos gols. Ele intervém no jogo, se for preciso dar um passe a um companheiro, ele o fará. E quando é preciso marcar gols, mesmo quando não faz um grande jogo, ele mete dois gols. O Karim é isso”, completou Zidane.

A declaração do campeão mundial pela França em 1998 foi recebida com uma intensa discussão no país. A grande maioria parece discordar do treinador, apontando que a concorrência é grande demais quando se tem nomes como Just Fontaine, Jean-Pierre Papin e Thierry Henry. Ainda assim, com um ícone do futebol francês fazendo tamanho elogio a Benzema, o jogador parece ter ganhado, através do momento de reflexão, um espaço de maior prestígio no imaginário do público.

A opinião de Zidane já sabemos, mas e a sua? Em que posição você colocaria Benzema em um ranking de melhores atacantes franceses da história?

Foto de Leo Escudeiro

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).
Botão Voltar ao topo