La Liga

O Villarreal arranjou um reforço fora de época e anunciou Aurier, que estava sem contrato após rescindir com o Tottenham

Aurier estava sem clube desde o fechamento da janela e poderá ser inscrito pelo Submarino Amarelo

O Villarreal aproveitou a Data Fifa para anunciar um negócio pouco usual fora da janela de transferências. Serge Aurier estava sem clube desde agosto, quando rescindiu seu contrato com o Tottenham. Como estava livre no mercado, poderia ser inscrito em qualquer momento assim que acertasse com um novo clube. E o Submarino Amarelo adiciona o experiente lateral ao seu elenco, ampliando um pouco mais o mercado favorável, que garantiu outras peças interessantes ao time dirigido por Unai Emery. É uma alternativa extra na empreitada dos valencianos por La Liga e pela Champions.

Aos 28 anos, Aurier possui uma longa carreira em alto nível. Revelado pelo Lens, o marfinense estourou com a camisa do Toulouse às vésperas da Copa do Mundo de 2014. Ganhou destaque no Mundial e depois se transferiu ao Paris Saint-Germain, onde permaneceu por três temporadas, sem realmente vingar. Já nos últimos quatro anos, o defensor vestiu a camisa do Tottenham. Disputou 110 partidas pelo clube, com oito gols e 17 assistências. Teve altos e baixos, mas também viveu momentos importantes com os Spurs.

Sem que o Tottenham mantivesse Aurier em seus planos e sem encontrar um clube comprador para o lateral, os londrinos rescindiram seu contrato em 31 de agosto. Assim, ele ficaria livre para negociar com uma nova equipe e para assinar além do fechamento da janela. Foi o que aconteceu. O marfinense passou pelos exames médicos no final de semana e acabou anunciado pelo Villarreal na última segunda-feira, para integrar o elenco após a Data Fifa. Acertou por um ano, com opção de extensão por mais dois.

Aurier é um jogador de muita potência física e capacidade ofensiva, mas que também lida com episódios de indisciplina e lesões constantes. Sua temporada mais consistente pelo Tottenham aconteceu em 2019/20, quando atuou com mais frequência na equipe titular. Todavia, a temporada passada seria mais acidentada para o defensor, com diferentes contusões. O Villarreal, ao menos, possui fama de contar com um departamento médico propício à recuperação de seus atletas – a exemplo do que aconteceu com Santi Cazorla.

Aurier chega para se revezar na posição do capitão Mario Gaspar, o que indica como deverá ser uma peça a mais na rotação. Além disso, com sua chegada, Juan Foyth não precisará ser improvisado no setor. É possível que Aurier também atue como zagueiro ou lateral esquerdo, embora seu estilo de jogo permita que apareça na ponta se houver necessidade. E, aos 28 anos, segue com idade para render em alto nível por mais um tempo.

O Villarreal já tinha trazido na janela de transferências Aïssa Mandi e comprou em definitivo Juan Foyth junto ao Tottenham. O Submarino Amarelo também contratou do Stade de Reims o atacante Boulaye Dia e investiu alto em Arnaut Danjuma, que deixou o Bournemouth para se tornar o principal jogador dos valencianos neste início de temporada. A equipe de Unai Emery começou La Liga com muitos empates e ocupa o 11° lugar, enquanto só contabilizou um ponto nas duas primeiras rodadas da Champions.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo