La Liga

O Barça tem outra atuação sofrível e outra vitória consecutiva, ao derrotar o Girona e disparar na liderança

O Barcelona fez uma atuação bem ruim em Montilivi, produziu pouco no ataque e tomou pressão no final - mesmo assim, ganhou por 1 a 0

Em termos de resultados, a sequência do Barcelona é excelente. O time dirigido por Xavi está invicto há 13 partidas, com 12 vitórias neste ínterim, somando todas as competições. Contudo, a qualidade do futebol apresentado pelos blaugranas, no geral, tem deixado a desejar. Neste sábado, ainda sem o suspenso Robert Lewandowski, o Barça ganhou mais uma partida com um futebol protocolar e doses de sufoco nos minutos finais. Um gol de Pedri valeu o magro 1 a 0 na visita ao Girona, dentro de Montilivi. Ainda assim, a tabela é muito favorável aos líderes de La Liga. Os barcelonistas abrem seis pontos de vantagem e jogam pressão sobre o Real Madrid, que receberá a Real Sociedad neste domingo.

O Girona não se intimidou com o Barcelona. Os alvirrubros faziam um início de partida corajoso, com boas recuperações e chegadas ao ataque. Isso, porém, não diminuía as debilidades do Barcelona em estabelecer seu jogo criativo. O time estava desatento e só assustou quando Paulo Gazzaniga errou, mas o goleiro se recuperou e pegou o tiro de Ousmane Dembélé aos 16. Raphinha mais uma vez tinha uma atuação muito abaixo. E a noite ruim ainda guardou a perda de Dembélé, lesionado, dando lugar a Pedri aos 24. Nada que tenha melhorado o time, que só chegava na base dos erros dos adversários. E, numa etapa inicial truncada, ainda houve um festival de cartões amarelos nos minutos finais.

O Barcelona melhorou no segundo tempo. Atacava mais e atacava melhor, apesar da insistência nos cruzamentos. Porém, quando o time caprichou um pouco mais, conseguiu o gol aos 16 minutos. Foi um lance muito bem construído, com vários toques de primeira. Jordi Alba, que saíra do banco no intervalo, fez o cruzamento rasteiro da esquerda. Gazzaniga resvalou na bola, mas a sobra seguiu na área e Pedri balançou as redes. O garoto completava na noite seu centésimo jogo pelo Barça.

O Girona manteve sua valentia. Continuou em busca do empate e teve um gol anulado pouco tempo depois, por impedimento. Os alvirrubros conseguiam se postar no campo de ataque e davam trabalho à defesa do Barcelona. Os zagueiros blaugranas precisavam se desdobrar nos cortes. Enquanto isso, o ataque não fazia muito para ampliar, com algumas escapadas pontuais. O Girona era mais perigoso e lamentou muito a chance perdida por Iván Martín aos 41, quando completou sozinho para fora, em chute na risca da pequena área. Era um abafa tremendo, que se estendeu até os acréscimos. Xavi chegou a ponto de terminar a partida sem atacantes, para reforçar o meio-campo e a defesa. O alívio dos barcelonistas ao apito final era inegável.

O Barcelona abre a rodada com uma vantagem maior na liderança de La Liga. Os blaugranas acumulam 47 pontos, seis a mais que o Real Madrid, que fará um confronto direto com a Real Sociedad neste domingo, dentro do Estádio Santiago Bernabéu. O Girona, por sua vez, aparece no 12° lugar. Soma 21 pontos, numa campanha digna.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo