La Liga

Nos 10 anos de Simeone à frente do Atleti, 10 vídeos de seu estilo único à beira do campo

Em 23 de dezembro de 2011, Simeone assumia o comando do Atlético de Madrid e estabeleceria uma nova era ao clube

A antevéspera do Natal de 2011 guardou um presente e tanto para a torcida do Atlético de Madrid. Naquela data, Diego Simeone era apresentado como novo treinador dos colchoneros. As expectativas podiam ser altas na época, considerando o simbolismo de Cholo como jogador do clube e seu início promissor como técnico. Porém, difícil encontrar alguém que imaginasse tudo o que se passou no Atleti durante os últimos dez anos. Simeone permanece no comando dos rojiblancos, eternizado como um dos maiores comandantes da história da equipe e responsável por uma incontestável transformação.

Ao longo da última década, o Atlético de Madrid desfrutou de alegrias que pareciam restritas a tempos remotos. Quebrou um longos jejuns, ergueu troféus com respeitável frequência. Os colchoneros conquistaram duas vezes La Liga, abocanharam uma Copa do Rei Muito simbólica, faturaram a Liga Europa mais duas vezes. A Champions League permanece como uma ambição, mas as duas finais disputadas não deixam de valorizar o trabalho de Simeone. Afinal, o Atleti mudou de patamar ao longo deste período. De um gigante adormecido, virou uma força respeitada na Espanha e na Europa. Isso se deve muito ao trabalho de Cholo.

A comemoração acontece num momento inoportuno, diante da sequência ruim do Atlético de Madrid em La Liga. Ainda assim, num futebol de mudanças cada vez mais frequentes, ver um mesmo treinador por dez temporadas consecutivas à frente de uma equipe é um feito raro que merece ser respeitado. E a relação de Simeone com os colchoneros, mesmo que enfrente suas turbulências, indica uma força que vai além dos resultados. Há uma identidade que se criou nesses 10 anos, e que raros clubes podem se orgulhar de ter.

Abaixo, para celebrar o período, selecionamos dez vídeos do programa “El Día Después”, um dos melhores do mundo sobre o futebol. Em todos eles, Simeone é o personagem principal e exibe seu estilo único à beira do campo. É um grande personagem do futebol espanhol e cada vez mais lenda do Atleti, no Calderón ou no Metropolitano.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo