Na contramão da França, governo espanhol autoriza retomada dos treinos a partir de 4 de maio
No mesmo dia em que a Ligue 1 anunciou o encerramento de sua temporada, La Liga ganha permissão para reiniciar seus treinamentos. Havia certa expectativa no futebol espanhol de que as autoridades pudessem abrandar as restrições ao redor das atividades esportivas. E, diante de outras aberturas ocorridas no país, o primeiro-ministro Pedro Sánchez garantiu que os clubes poderão retomar seus trabalhos em 4 de maio. O sinal positivo aproxima a possibilidade de continuar a temporada em breve, mesmo que sem público.
Segundo o primeiro-ministro, os esportistas profissionais poderão voltar aos treinamentos, mas respeitando certas medidas para evitar o contágio e trabalhando de maneira individual. O governo chama esta de ‘Fase Zero’ da abertura gradual no país. Todos os atletas federados ganharam a mesma autorização, o que abarca também as divisões inferiores do Campeonato Espanhol. Em contrapartida, somente atividades esportivas sem contato têm permissão para serem disputadas neste primeiro momento.
A permissão aos jogos só virá na ‘Fase 2’ do plano elaborado pelo Conselho Superior de Esportes e entregue ao Ministério da Saúde. Neste ponto, as autoridades garantem o “enfrentamento total nas ligas profissionais” e a “reabertura dos campeonatos profissionais com portões fechados ou limitação de público”. Apesar da meta estabelecida, o governo prefere não falar em prazos. Além do mais, neste primeiro momento, a retomada dos compromissos com público total sequer é cogitada na Espanha.
Os clubes espanhóis deverão dividir seus treinamentos nestes primeiros momentos em grupos, antes de começar às ações coletivas. A abertura total dos centros de treinamento ainda está prevista para a ‘Fase 1’, com medidas de higiene e proteção reforçadas. O governo também propõe a divisão dos treinos em turnos, para evitar que todos estejam presentes nas instalações ao mesmo tempo.
O reinício do Campeonato Espanhol não deve ocorrer antes de junho – com estimativas também a julho. Apesar da espera até lá, o anúncio do governo representa um alento aos clubes no aspecto financeiro, já que diminuirão o impacto das perdas relativas ao dinheiro da televisão. Alguns times até buscaram um retorno antecipado aos treinos, como a Real Sociedad, mas os órgãos de controle esportivo na Espanha solicitaram que aguardassem uma posição uniforme ao redor do país. Nesta terça-feira, enfim, ganham uma perspectiva. De qualquer maneira, também há quem questione os riscos quanto à situação.
A Espanha é o segundo país com mais casos do coronavírus ao redor do mundo, registrando 232 mil testes positivos, além de 23,8 mil mortos. Os números são superiores à França, embora a posição dos governos seja bastante distinta em relação ao esporte. A curva de crescimento da doença desacelera desde o início do mês na Espanha e o número de pacientes ativos cai. Apesar disso, nesta terça, foram 2,7 mil novos casos positivos e 331 óbitos.



