La Liga

Ministério da Saúde da Espanha permite que La Liga volte com 40% de ocupação nos estádios

Em decisão anunciada nesta quarta, os estádios do Campeonato Espanhol poderão receber 40% do público até o fim de agosto, quando o percentual será reavaliado

O Ministério da Saúde da Espanha autorizou a volta parcial do público nos estádios durante o recomeço de La Liga. Segundo a ministra Carolina Darias, os clubes poderão preencher 40% das arquibancadas neste momento. Tal número serve para qualquer evento esportivo em estádios abertos. O percentual aprovado corresponde a um mínimo comum, que não depende da situação de cada comunidade autônoma em relação à pandemia. Posteriormente, a taxa será reavaliada para um aumento gradativo no número de torcedores dentro das competições locais.

Na última semana, o Ministério da Saúde formou um grupo de trabalho para delimitar o número de espectadores em eventos esportivos, dentro da situação sanitária vigente no país. O grupo irá reavaliar a situação de tempos em tempos, conforme evolua a segurança em relação ao contágio. A previsão inicial é de que os 40% atuais perdurem até 29 de agosto, quando acontecerá a primeira revisão dos dados e também um estudo da eficácia das novas medidas durante as primeiras rodadas de La Liga.

Os torcedores ainda precisarão cumprir um distanciamento de 1,5 metro nas arquibancadas e terão que usar máscaras. A organização dos jogos também deverá regular o acesso e a saída das partidas, para que não ocorram aglomerações. A venda de alimentos está proibida, exceto água, enquanto o público não poderá fumar nas arquibancadas.

A ideia é que a permissão atual de público beneficie pelo menos uma parcela dos torcedores que já adquiriu os carnês de temporada. Vários clubes incentivaram a venda de carnês em 2020/21, como um meio de sustentar suas receitas diante da crise, e parte deles oferecerá ingressos gratuitos em 2021/22 como maneira de recompensar as contribuições. O público também será permitido nos ginásios de basquete, com abertura de 30% das tribunas.

O Campeonato Espanhol iniciará a temporada 2021/22 em 13 de agosto. Conforme a previsão do Ministério da Saúde, os estádios terão 40% de sua capacidade permitida para as três primeiras rodadas da competição, antes que ocorra a reavaliação.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo