Mais consistente que nas últimas temporadas, a Real Sociedad vence a quinta seguida e se consolida no G-4
A Real Sociedad bateu o Rayo Vallecano por 2 a 0 em Vallecas e iniciou a rodada com dez pontos de folga no G-4

Nas três últimas edições de La Liga, a Real Sociedad começou bem sua campanha, mas não manteve o fôlego na virada dos turnos. A atual temporada é diferente para os txuri-urdin. A equipe de Imanol Alguacil acumulou tropeços no primeiro mês, mas cresceu depois disso e emendou sólidas sequências de vitórias. Desta vez, chega à virada dos turnos mais forte que nos anos anteriores. Neste sábado, os bascos derrotaram o Rayo Vallecano por 2 a 0 em Madri e emendaram seu quinto triunfo consecutivo. É a melhor sequência do campeonato desde a retomada em dezembro e consolida a ampla vantagem da Real dentro do G-4.
A Real Sociedad resolveu a partida ainda no primeiro tempo. Aos 15 minutos, num ataque em velocidade, David Silva serviu o gol de Alexander Sorloth – que, em grande fase, marcou pela quinta rodada consecutiva. E a partida estava resolvida aos 36, quando Aritz Elustondo desviou um escanteio e Ander Barrentxea mandou para dentro. O Rayo Vallecano não teria forças para reagir, mesmo que Mikel Oyarzabal só tenha entrado no segundo tempo.
A Real Sociedad soma 38 pontos em 18 partidas de La Liga. Fica três pontos atrás do Barcelona e com a mesma pontuação do Real Madrid, mas os dois jogos a menos dos favoritos ao título configuram uma desvantagem razoável aos bascos. Em compensação, o time abre dez pontos para cima de Atlético de Madrid, Villarreal e Betis. É uma distância já considerável dentro do G-4, que tende a levar os txuri-urdin de volta à Champions League após dez anos de sua última participação, em 2013/14. Os testes de fogo vêm na próxima semana: o Barcelona é o oponente pela Copa do Rei na quarta-feira, enquanto o Real Madrid será o adversário na rodada do próximo final de semana em La Liga. Ambos os embates serão nas casas dos adversários.
Para efeito de comparação, a campanha atual da Real Sociedad é bastante superior ao desempenho das três últimas temporadas – quando o time também flertava com a Champions neste momento. Os bascos somavam 31 pontos após 18 jogos em 2019/20, 30 pontos em 2020/21 e 29 pontos em 2021/22. E levando em conta os problemas de outros concorrentes costumeiros, como Atlético de Madrid e Sevilla, o caminho parece mesmo aberto para os bascos se consolidarem no G-4. O momento atual, a depender, até permite sonharem com uma surpresa na corrida com Barcelona e Real Madrid. A próxima semana tende a ser cabal neste sentido.