La Liga

Lo Celso retorna ao futebol espanhol, emprestado até o final da temporada ao Villarreal

Lo Celso pouco atuou pelo Tottenham nesta temporada e voltará a trabalhar com Unai Emery, seu técnico no PSG

O Tottenham realizou contratações a conta gotas durante os últimos anos e não emplacar no clube não seria exclusividade de apenas um desses reforços. Giovani Lo Celso integra a lista de jogadores que chegaram bem respaldados ao norte de Londres por seu talento, mas que saem sem deixar muitas saudades. Nesta segunda, o argentino se tornou mais um a deixar os Spurs na barca de fechamento de mercado. O jogador de 25 anos retorna à Espanha, onde defenderá o Villarreal. Vai por empréstimo até o final da temporada.

Lo Celso foi um negócio caro do Tottenham. O meio-campista permaneceu emprestado em sua primeira temporada, antes de ser contratado em definitivo por €32 milhões. O primeiro ano com os Spurs até correspondeu certas expectativas, com boa sequência do argentino na reta final da temporada de 2019/20. Contudo, Lo Celso contribuiu pouco em 2020/21, quando frequentou mais vezes a reserva e sofreu com as lesões. A mesma fragilidade se repetiria em 2021/22, com raríssimas aparições entre os titulares.

O retorno à Espanha parece muito bem-vindo a Lo Celso. Revelado pelo Rosario Central, o meio-campista chegou a fazer uma temporada razoável com o Paris Saint-Germain em 2017/18, mas viveu seu melhor momento pelo Betis. Emprestado aos verdiblancos, o argentino esteve entre os melhores de sua posição em La Liga 2018/19, com nove gols e cinco assistências. Os beticos contrataram o jogador em definitivo e logo depois fecharam negócio com o Tottenham.

A própria intensidade de jogo do Campeonato Espanhol parece auxiliar o estilo de Lo Celso, um jogador mais técnico, mas sem tanta força física. Outro fator favorável no Villarreal será o reencontro com Unai Emery, que foi seu comandante nos tempos de PSG. Além do mais, a sequência é importante em ano de Copa do Mundo. Apesar do esquecimento no Tottenham, Lo Celso permanece como titular da seleção argentina e foi uma figura destacada tanto na conquista da Copa América quanto na classificação para o Mundial através das Eliminatórias.

Lo Celso é a única novidade do Villarreal nesta janela de inverno, após muita movimentação no mercado no início da temporada. Entre os jogadores cedidos pelo Tottenham, quem também retorna à Espanha é o ponta Bryan Gil. O jovem de 20 anos não mostrou muito a que veio em suas raras aparições pelos Spurs nesta temporada, após ser tirado do Sevilla por €25 milhões. Poderá justificar um pouco mais essa badalação em empréstimo ao Valencia, também acertado até junho.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo