La Liga

Lewandowski comemora aniversário com gols em vitória folgada do Barcelona contra a Real Sociedad

Ansu Fati tentou roubar a cena com grande jogo de duas assistências e um gol

O Barcelona estava sedento por vencer uma partida em La Liga, especialmente por ter empatado em casa contra o Rayo Vallecano. Neste domingo (21), em San Sebastián, o placar de 4 a 1 contra a Real Sociedad mostrou que os blaugrana estão levando a sério a competição.

A noite já era de Robert Lewandowski, de qualquer forma. O aniversariante celebrou seus 34 anos de vida com jovialidade, boa participação e, claro, gols. O polonês fez o primeiro de sua carreira no Espanhol em menos de um minuto, em passe primoroso de Alejandro Balde, no meio da área. Um toque, um gol, não poderia ter começado melhor.

O problema é que a Real Sociedad deixou tudo igual cinco minutos depois, com Alexander Isak. Jogando em casa, a equipe basca mostrou ímpeto para tentar dificultar a vida do Barça, mas isso só valeu no primeiro tempo. Do intervalo em diante, a equipe de Xavi deu uma aula de futebol e com um esquema fluído, trouxe mais agressividade a partir de mexidas de seu técnico.

Xavi ganhou de fato o jogo a partir dos 20 minutos da etapa final, quando o placar ainda marcava 1 a 1. A ideia foi sacar Ferrán Torres para promover a entrada de Ansu Fati. Além do camisa 10, o técnico colocou Raphinha em campo, no lugar de Balde. Essas duas substituições colocaram o Barça de maneira bem mais agressiva no campo da Real e, mais importante que isso, com controle total da bola. Em dois minutos jogando, Fati mostrou a que veio: deu o passe para o gol de Ousmane Dembelé, que recebeu livre na esquerda e cortou para dentro. O chute no cantinho da meta abriu caminho para uma noite iluminada dos catalães.

Fati repetiu a assistência, agora para Lewandowski, quatro minutos depois de sua entrada. O menino simplesmente deu dois passes para gol logo depois de sair do banco. Resignado, Imanol Alguacil tirou seus principais jogadores apenas para conter danos e evitar uma goleada. O time da casa se fechou e tentou bloquear os espaços disponíveis para o Barça. Falhou nisso também: Ansu Fati concluiu uma grande jogada que teve até calcanhar de Lewandowski, para fechar o placar.

A noite coroou o instinto de Xavi como responsável por mudar a dinâmica do jogo. E deu muito mais confiança ao jovem Ansu Fati, que traz tanta expectativa para ser um jogador de elite. O Barça venceu e convenceu. Muito se pedia que o time apresentasse um futebol coerente com os períodos mais vitoriosos. Pelo menos hoje, foi isso que vimos em campo.

Standings provided by
Foto de Felipe Portes

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes
Botão Voltar ao topo