La Liga

La Liga abre investigação para punir torcedor que tocou as nádegas de jogador do Sevilla

Lance ocorreu durante vitória da equipe visitante; partida também contou com acusações de xenofobia

A brincadeira de mau gosto de um torcedor do Rayo Vallecano contra o atacante Luís Ocampos não passará impune pelas autoridades do futebol espanhol. De acordo com o jornal Marca, a La Liga denunciará o jovem que colocou o dedo na direção do ânus do jogador do Sevilla à Procuradoria de Menores de idade, já que o jovem ainda não completou 18 anos.

O torcedor foi identificado tanto por La Liga quanto pela polícia local, por conta das imagens divulgadas durante a partida que mostram o jovem incomodando o jogador argentino, durante a vitória dos visitantes por 2 a 1 no estádio Vallecas, nas redondezas de Madri.

O lance aconteceu ainda no primeiro tempo, quando o jogo estava 1 a 1. Ocampos foi fazer a cobrança de um lateral, quando instigado também por outros dois jovens ao seu lado, um torcedor introduz o seu dedo médio tocou o argentino por trás. O jogador se virou instantaneamente irritado com o torcedor, que apenas ria ao lado de seus amigos. Toda a cena foi registrada por câmeras durante a partida.

Ao fim da partida, o jogador se posicionou pedindo punição. “Tomara que isso não aconteça no futebol feminino, porque sabemos o que poderia passar”, afirmou o atacante ao canal digital DAZN. “Me contive porque tenho duas filhas e espero que elas também não passem por isso. Esperamos que se tomem as medidas que tenham que tomar e que um tonto não manche toda a torcida”.

Após o incidente, o próprio Rayo Vallecano se pronunciou, dizendo que o ocorrido é algo de responsabilidade total do torcedor, e que ajudaria as autoridades a identificarem o autor da ação para “adotar as medidas disciplinares oportunas segundo o regulamento interno”.

Acusações de xenofobia no mesmo jogo

Apesar de já triste, esse lance não foi o único extra-campo a se lamentar durante a partida, que ocorreu na última segunda-feira (5). Autor dos dois gols da equipe visitante que asseguraram a vitória do Sevilla, Youssef En-Nesyri foi alvo de ofensas xenofóbicas por torcedores do Rayo Vallecano ao celebrar um de seus tentos.

As câmeras registraram que durante a comemoração do atacante marroquino, o jogador foi chamado de “moro”, que é um adjetivo ofensivo para pessoas que vieram do norte da África, e depois foi xingado de “filho da p…” por quem estava próximo dele.

Levando em conta toda as polêmicas dos últimos meses, principalmente com ofensas contra Vinicius Junior em diversos jogos, o novo caso referente ao marroquino também não parece estar impune para os organizadores da competição, assim como para as autoridades da Espanha. De acordo com o próprio periódico, a própria organização denunciou os insultos dos torcedores do Rayo à Procuradoria contra o Ódio.

Foram tempos de publicidade muito negativa para a La Liga. E indiretamente, promovida pela própria organização, seja por negar as coisas como deveria, seja por de alguma forma provocar as vítimas, como aconteceu em uma troca de tweets entre Vinicius Junior e Javier Tebas, presidente da liga que organiza o principal torneio do país ibérico, após o polêmico jogo contra o Valencia, no ano passado. Correr atrás do prejuízo e mostrar valores é tão importante quanto os jogos nos dias de hoje, e a organização não está titubeando quanto a envolver os órgãos públicos atrás de quem prejudica o espetáculo.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson PimentelRedator de esportes

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo