La Liga

La Liga garante o adiamento de Sevilla x Barcelona e Villarreal x Alavés, por causa da Data Fifa na América do Sul

Com pouco tempo para os atletas viajarem de volta à Espanha, La Liga preferiu remanejar os dois compromissos

A discussão sobre a Data Fifa na América do Sul não afeta apenas a Premier League. Em La Liga, também se criou uma queda de braço quanto ao adiamento dos jogos de clubes que possuem atletas sul-americanos convocados. De início, a organização do campeonato mudou as datas dos duelos entre Sevilla x Barcelona e Villarreal x Alavés, mas a federação espanhola revogou a alteração. Já nesta terça, o Conselho Superior de Desportos (CSD) do governo local garantiu o adiamento após recurso de La Liga.

A análise de La Liga é de que os jogos entre Sevilla x Barcelona e Villarreal x Alavés não deveriam ser organizados no próximo sábado. Diversos jogadores foram convocados para as Eliminatórias na América do Sul e, com as partidas das seleções se desenrolando até a próxima quinta-feira, esses atletas não teriam condições de chegar a tempo para os compromissos com seus clubes. De qualquer maneira, o presidente Javier Tebas manifestou sua insatisfação pela ampliação da Data Fifa pela Conmebol até quinta-feira, o que afeta diretamente seus clubes.

A federação espanhola tinha suspendido a decisão de La Liga, por entender que este não era um motivo de força maior para remarcar as partidas. Mais do que o mero entendimento sobre a questão, também existe uma queda de braço antiga entre as duas instituições. Deixando de lado o bom senso, tal posicionamento da RFEF soava como uma retaliação política.

O CSD, em compensação, concedeu uma medida cautelar favorável a La Liga. Com isso, os dois jogos poderão ser adiados, dentro da esfera de poder da entidade organizadora do Campeonato Espanhol. Ainda não há nova data para as partidas remarcadas, mas a tendência é de que elas aconteçam em alguma janela de compromissos no meio da semana. Não seria possível remanejar os jogos para o domingo, afinal: Barcelona, Sevilla e Villarreal estrearão na fase de grupos da Champions League já durante a próxima terça-feira.

Nem todos os clubes ficaram satisfeitos com a decisão, porém. Real Madrid e Atlético de Madrid avaliam que há um privilégio aos outros times, já que os compromissos da dupla da capital não foram adiados além de um dia, mesmo com jogadores convocados pelas seleções sul-americanas na Data Fifa. Tanto Real quanto Atleti entram em campo no próximo domingo, com seus duelos pela Champions na quarta-feira.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo