La Liga

Real Madrid terá grande desafio em La Liga: a torcida mais barulhenta da história do torneio

El Sadar está entre os estádios mais intimidadores para os visitantes em toda a Espanha e, quando o Real Madrid visitou em 2009, ele estabeleceu o recorde de todos os tempos para a torcida mais barulhenta já registrada na história da LALIGA EA SPORTS.

A 29° rodada da temporada 2023/24 da LALIGA EA SPORTS trará um dos confrontos mais apaixonados do futebol espanhol: CA Osasuna vs Real Madrid. Foi neste jogo que o recorde para o estádio mais barulhento da Espanha foi estabelecido, de volta no último dia da temporada 2008/09.

Naquele dia, 31 de maio de 2009, o CA Osasuna enfrentou o Real Madrid no El Sadar precisando de uma vitória e de resultados em outros lugares para garantir uma permanência improvável na LALIGA EA SPORTS. Eles entraram no 38º e último dia do campeonato na zona de rebaixamento, em 18º lugar, mas no alcance de Real Sporting, Real Betis, Getafe CF e Real Valladolid.

Uma vitória dramática por 2 a 1 sobre o Real Madrid naquele dia, combinada com o empate do Getafe CF e o empate entre Real Betis e Real Valladolid, significou que o CA Osasuna ultrapassou os três para terminar a temporada em 15º lugar, enviando o Real Betis para a segunda divisão em vez disso.

Após os gols no primeiro tempo de Gonzalo Higuaín e Jaroslav Plašil e com os resultados em outros lugares não favorecendo o CA Osasuna, o time de Pamplona parecia estar a caminho da LALIGA HYPERMOTION. Mas, conforme a hora da partida se aproximava, entrou em cena Juanfran Torres — que jogaria pelo Atlético de Madrid por muitos anos — para marcar um gol francamente espetacular de fora da área contra Iker Casillas. Após o jogo, ele disse aos repórteres: “Não há estádio melhor do que este para celebrar um gol como esse.”

Ele estava certo. A multidão de 19.239 pessoas foi à loucura, gritando tão alto em sua euforia que o rugido foi medido em 115,17 decibéis, um nível de ruído semelhante ao som feito por um motor a jato. Isso continua sendo o som mais alto já registrado em um estádio da LALIGA até hoje. O recorde anterior de 112 decibéis, registrado durante um confronto do El Clasico entre FC Barcelona e Real Madrid em 2000, foi estabelecido no dia em que Luis Figo voltou ao Camp Nou pela primeira vez após sua controversa transferência recorde mundial naquele verão.

O Estádio Mundial do Ano de 2021

Embora a presença registrada no El Sadar naquele dia em 2009 fosse de menos de 20.000 pessoas, a importância da situação, a genialidade do gol e a arquitetura do estádio ajudaram a produzir esse rugido recorde. Mesmo hoje, o estádio continua a produzir muito barulho e o clube recentemente realizou uma grande reestruturação combinada com uma extensão.

Por meio de um processo de referendo aberto e inclusivo, os fãs e membros do CA Osasuna puderam votar nos planos de reestruturação do El Sadar e optaram pela opção “Red Wall”, que aumentou a capacidade, melhorou as vistas do campo e aprimorou ainda mais a acústica.

Após esse processo de reestruturação, o El Sadar foi nomeado como o “Estádio Mundial do Ano de 2021” pelo Stadium Database, uma publicação líder que cobre estádios e infraestrutura esportiva ao nível internacional. O site elogiou a criação de uma arena moderna e marcante para mais de 23.500 fãs, cuja assinatura é o vermelho onipresente. Portanto, o futuro no El Sadar é brilhante e barulhento. E quem sabe? Os Rojillos podem até quebrar outro recorde de decibéis, talvez se derrotarem o Real Madrid neste sábado à noite.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo