La Liga

Koeman após tropeço contra o Levante: “Sei que meu futuro está em dúvida depois deste segundo tempo”

Barcelona abriu 2 a 0 no primeiro tempo, mas terminou o confronto em 3 a 3 e viu o título se distanciar na reta final da temporada

O futuro de Ronald Koeman no Barcelona está em dúvida, e o próprio treinador reconhece isso. Após o decepcionante empate em 3 a 3 com o Levante na terça-feira (11), após abrir 2 a 0 no primeiro tempo, o neerlandês basicamente jogou a toalha na disputa pelo título de La Liga, sem conseguir explicar o que aconteceu com sua equipe no segundo tempo.

Em entrevista coletiva após o tropeço contra o Levante, Koeman afirmou que, com o segundo tempo feito pelo Barça, é natural que sua permanência no clube para a próxima temporada seja colocada em dúvida.

“Técnicos são sempre questionados, mas entendo que, depois deste segundo tempo, existam perguntas (sobre minha continuidade). Estamos decepcionados e nos perguntando o que aconteceu. Precisamos seguir em frente e nos prepararmos para a próxima temporada”, afirmou, indicando que já não acredita mais na conquista de La Liga.

Nas últimas quatro rodadas, o Barcelona desperdiçou três oportunidades de assumir a ponta do Campeonato Espanhol, com uma derrota para o Granada e empates seguidos contra Atlético de Madrid e, agora, Levante. A esperança de Koeman era de que, a partir desta 36ª rodada, sua equipe somasse o máximo de pontos possível e jogasse a pressão nos concorrentes, Atleti e Real Madrid.

“Nosso objetivo era vencer todos os (últimos) três jogos e esperar que os outros perdessem pontos, mas agora ficou difícil. Os jogos duram 90 minutos, e perdemos muito no segundo tempo. Eles nos causaram problemas, e não defendemos bem”, lamentou.

O Barcelona abriu 2 a 0 fora de casa contra o Levante ainda no primeiro tempo, com gols de Messi e Pedri. Em um intervalo de apenas dois minutos, entre os 12 e 14 minutos da segunda etapa, sofreu o empate, mas chegou a retomar a frente com Ousmane Dembélé, aos 19 do segundo tempo. Sergio León, no entanto, deu números finais ao jogo aos 38 minutos da etapa final, decretando o 3 a 3.

“Como técnico, você sempre é o responsável. Conversamos no intervalo sobre melhorar defensivamente e não deixar nossa intensidade cair. Tínhamos esperança, estávamos vencendo por 2 a 0. Você não espera empatar dali. É muito decepcionante. É impossível entender o que aconteceu, difícil de explicar”, completou o treinador blaugrana.

O futuro de Koeman está indefinido, com o presidente Joan Laporta ainda quieto sobre a continuidade do treinador. O neerlandês sofreu ao longo da temporada com uma inconstância de desempenho e resultados. Depois de uma primeira metade de temporada abaixo do esperado, deu a volta por cima ao mudar de esquema, do 4-2-3-1 para o 3-5-2, conquistando 51 de 57 pontos possíveis entre dezembro e abril.

O momento de confirmar a reviravolta era a reta final da competição, que de repente se abriu após longo domínio do Atlético de Madrid. O time catalão, no entanto, não correspondeu, e agora deixa o caminho livre para que os rivais de Madri concentrem a disputa nas rodadas finais. O Atlético pode abrir quatro pontos para o Barça nesta quarta-feira (12), caso vença a Real Sociedad, enquanto o Real Madrid, com um ponto a menos que os blaugranas, pode ultrapassar seu grande rival se derrotarem o Granada na quinta-feira (13).

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!