La Liga

Kaiky deixa o Santos cedo e, aos 18 anos, tentará se firmar no futebol espanhol com a camisa do Almería

Kaiky terá uma missão difícil no Campeonato Espanhol, mas chega num clube com bom histórico de brasileiros

A legião brasileira em La Liga aumentou um pouco mais nesta terça-feira, com o anúncio da transferência do zagueiro Kaiky rumo ao Almería. O defensor de 18 anos era tratado como uma das principais promessas das categorias de base do Santos e vinha bem cotado também pelas convocações às seleções menores. A contratação custa €7 milhões aos andaluzes, de volta à primeira divisão do Campeonato Espanhol nesta temporada. O novato terá trabalho para auxiliar na permanência na elite, mas ingressa num clube que possui histórico de apostar em jovens brasileiros.

Kaiky era considerado um dos defensores de maior potencial do Santos. O zagueiro chegou a ter bons momentos e estreou na Libertadores de 2021 com uma atuação marcante, inclusive balançando as redes. Entretanto, diante da crise ao redor dos santistas, o garoto também encontrou dificuldades para se estabelecer e oscilou nos últimos meses. Apesar da fogueira em que acabou colocado em diferentes momentos pelos treinadores do Peixe e das aparições mais raras em 2022, mantinha sua reputação como um atleta com grande capacidade para se desenvolver. É isso que pavimenta seu caminho rumo à Espanha. Os alvinegros levam 70% do valor da venda e ficam com 20% de uma negociação futura.

O Barcelona tinha opção de prioridade em relação a Kaiky, mas decidiu não exercê-la. Assim, o caminho fica livre para o adolescente se juntar ao Almería. Os andaluzes foram campeões da segunda divisão e retornam à elite depois de sete anos. A missão é escapar do rebaixamento e emendar temporadas em La Liga, como aconteceu em outros momentos neste século. O treinador é Rubi, que chegou a dirigir equipes como o Espanyol e o Betis nos últimos anos. Já o principal destaque é o atacante Umar Sadiq, grande fonte de gols na segundona.

Kaiky será o 16° jogador brasileiro a atuar pelo Almería. Diego Alves e Michel Macedo foram os principais nomes que passaram pela agremiação nos tempos anteriores na primeira divisão, com longas permanências no elenco. Outros como o volante Felipe Melo e o atacante Charles também tiveram momentos marcantes neste século. Já o elenco atual oferece suas companhias para auxiliar na adaptação de Kaiky. A zaga possui o rodado Rodrigo Ely, ex-Milan. Mais à frente, no ataque, Dyego Sousa chegou na temporada passada do Famalicão, com uma trajetória em Portugal que ainda inclui Benfica e Braga.

Não será o ambiente mais tranquilo para Kaiky se firmar na Espanha. O zagueiro chega como um investimento alto para os padrões do clube e precisará justificar o investimento em pouco tempo. Enquanto isso, a tendência é lutar pela permanência. A pressão, de qualquer forma, já fazia parte de seu cotidiano no Santos e ele nem teve muito tempo para fazer a transição da base ao profissional. Queima etapas e tentará corresponder às grandes expectativas que tanto gerou. Agora, longe da Vila Belmiro, onde sequer pôde se confirmar como um genuíno talento no time principal.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo