La Liga
Tendência

Jordi Alba anuncia saída do Barcelona: Um dos melhores laterais esquerdos da história blaugrana

Aos 34 anos e com uma coleção imensa de títulos, Jordi Alba perdeu espaço nesta temporada e decidiu que era o momento de deixar o clube pelo qual fez história

O lateral esquerdo Jordi Alba confirmou algo que já vinha sendo especulado: deixará o Barcelona ao final da temporada. Aos 34 anos, ele é um dos maiores laterais esquerdos da história do clube e construiu uma história de muitos títulos e grandes atuações. Nesta temporada, perdeu espaço com o crescimento de Alejandro Baldé e vinha sendo reserva da equipe. Deixará o clube como uma lenda, ao lado de outros grandes nomes da posição, como Sergi Barjuan, Eric Abidal e Sigfrid Gràcia.

“O FC Barcelona gostaria de publicamente expressar sua gratidão a Alba por seu profissionalismo, comprometimento e dedicação e seu relacionamento sempre positivo e amigável com todos os membros da família Barça e deseja a ele a melhor sorte no futuro. O Barça será sempre uma casa para você, Jordi”, diz comunicado do Barcelona. Alba, assim, se junta a Sergio Busquets, outro nome marcante da história do clube que sairá ao final da temporada, além de Gerard Piqué, que se aposentou já no meio da temporada.

O contrato do jogador iria até junho de 2024, mas o Barcelona deu a opção a Jordi Alba para que ele pudesse escolher o que fazer. Ele decidiu que era hora de encerrar uma história muito vitoriosa, que já durava 11 anos desde que voltou ao clube, em julho de 2012. Formado nas categorias de base de La Masía, o jogador não teve espaço no time principal e explodiu atuando pelo Valencia, inicialmente pelo time B, depois pelo time principal. Foram 110 jogos pelos Ches, com seis gols e oito assistências.

Em 2011, ainda como jogador do Valencia, estreou na seleção espanhola, sob o comando do técnico Vicente del Bosque, com 22 anos. Desde então, se tornou uma figura frequente na Roja e jogou a Euro 2012, que foi titular e campeão, a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014, a Euro 2016, a Copa do Mundo 2018, a Euro 2020 e a Copa do Mundo 2022. Deixou de ser convocado após a Copa do Mundo, já com Luis de la Fuente no comando, combinado com a perda de espaço no seu clube. Foram 91 jogos pela Roja, com 10 gols.

Um dos grandes momentos de Jordi Alba foi na temporada 2014/15, quando o Barcelona conquistou a Tríplice Coroa. O título da Champions League, em Berlim, foi o último conquistado pelo clube. O cartel de títulos do jogador é vasto: um título da Champions League, são seis títulos de La Liga, cinco Copas do Rei, quatro Supercopas da Espanha, uma Supercopa da Uefa e um Mundial de Clubes.

Jordi Alba tem números impressionantes pelo Barcelona. São 458 jogos, com 27 gols e incríveis 99 assistências. Foi um dos melhores parceiros de Lionel Messi ao longo dos anos. Com a crise que o Barcelona vive nos últimos anos, ele foi um dos nomes questionados. A chegada de Marcos Alonso, no início da temporada, era uma ameaça à sua titularidade, mas foi Alejandro Baldé, jogador das categorias de base do clube, que emergiu como titular no time de Xavi Hernández.

Aos 19 anos, Baldé tem sido o escolhido por Xavi e seu crescimento foi tão acelerado que ele acabou convocado para a Copa do Mundo de 2022, onde foi reserva, curiosamente, de Jordi Alba. Com a sua saída, o Barcelona renova o elenco e, mais do que isso, libera espaço na folha salarial. Alba é um jogador importante, com salários altos para um reserva. Com Baldé titular, abre-se esse espaço para os blaugranas.

O destino de Alba não está claro, mas nada indica que ele irá se aposentar. Assim, resta saber qual será o seu destino. A Arábia Saudita tem tentado atrair jogadores com o perfil de Alba e mercados como a MLS também costumam aparecer, embora o perfil de contratações da liga norte-americana tenha mudado para jogadores mais jovens. E ainda há a chance de ele ficar na própria Espanha, em outro clube. Por enquanto, nada está definido.

No próximo domingo, dia 28, o Barcelona fará o seu último jogo em casa contra o Mallorca. O Barça fecha a campanha de La Liga contra o Celta, em Vigo, no dia 4 de junho.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo