La Liga

LaLiga abre investigação após ameaças de morte a Vini Jr. em Osasuna x Real Madrid

Brasileiro foi alvo de ataques durante a derrota deste sábado pelo Campeonato Espanhol

Vinicius Júnior voltou a ser alvo de ataques neste sábado (21), em duelo com Osasuna por LaLiga. Durante a derrota do Real Madrid, o camisa 7 foi ameaçado com cânticos vindos da arquibancada do estádio Reino de Navarra, em Plampona. Entre eles, foi possível distinguir frases direcionadas ao atacante como “Vinicius, muerete” (Vinicius, morra).

De acordo com o “The Athletic”, a LaLiga abriu procedimento para investigar as ações dos torcedores do Osasuna durante a vitória por 2 a 1. O clube espanhol ainda não se pronunciou sobre o ato de uma parcela das arquibancadas.

Vini Jr. já havia sido alvo de torcedores do Osasuna em 2023. À época, LaLiga também abriu uma investigação para identificar os infratores, mas o caso foi encerrado no ano seguinte, diante da impossibilidade de apontar os torcedores que proferiram tais cantos.

Vinicius Junior lamenta pelo Real Madrid
Vinicius Júnior lamenta derrota pelo Real Madrid (Foto: Imago)

No duelo deste sábado, além de ameaças de morte, Vini Jr. foi chamado de tonto e “Bola de Playa”, em referência à Bola de Ouro de 2024, em que ficou na segunda posição da revista “France Football”, atrás de Rodri. O camisa 7 chegou a marcar o gol de empate no segundo tempo, mas o Osasuna chegou à vitória próximo aos acréscimos.

Esse foi o seu 70º gol em LaLiga e, com isso, Vini Jr. igualou a marca de Ronaldinho Gaúcho como o 8º maior artilheiro brasileiro da história da competição. Nesta temporada, ele foi às redes nove vezes. Também deu cinco assistências com a camisa merengue no Campeonato Espanhol.

Depois de assumir a liderança de LaLiga na última rodada, o Real Madrid voltar à vice-posição do Campeonato Espanhol neste domingo (22). Caso o Barcelona derrote o Levante, no Camp Nou, a equipe de Hansi Flick reassume o primeiro lugar na tabela de classificação.

Vini Jr. denunciou racismo na Champions League

O duelo com o Osasuna foi o primeiro do Real Madrid após Vini Jr. denunciar um suposto ataque racista de Gianluca Prestianni no confronto com o Benfica, pelos playoffs da Champions League. Segundo o atacante e outros jogadores do Real Madrid próximos ao incidente, logo após o camisa 7 marcar o gol da vitória por 1 a 0, o argentino teria coberto a boca com o uniforme e chamado Vini de “macaco”.

A Uefa abriu procedimento disciplinar para apurar o episódio envolvendo Prestianni. Segundo a defesa do argentino, ele teria dito “maricón” (termo pejorativo para designar homossexuais) em vez de “mono”, como afirmou Vini Jr. a investigação continua em curso antes do duelo de volta entre as equipes no Santiago Bernabéu.

Ainda no Estádio da Luz, Federico Valverde e Kylian Mbappé saíram em defesa do atacante. Vini Jr. não chegou a se posicionar publicamente. Assim que denunciou o suposto ataque racista à arbitragem, o jogo foi paralisado, seguindo o protocolo antirracista instituído pela Fifa desde o último ano.

Foto de Murillo César Alves

Murillo César AlvesRedator

Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP), com passagens por Estadão, UOL, 90min e QuintoQuarto.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo