La Liga

Granada e Las Palmas garantem acesso direto e voltam para a elite espanhola

Decisão em La Liga 2 foi dramática na última rodada, com cenários abertos

Depois de rodadas finais em que tudo poderia acontecer nas primeiras posições, é possível dizer quem foi contemplado com o acesso direto à elite de La Liga: Granada e Las Palmas agarraram a chance e se garantiram no último sábado (27).

Parte de um projeto financeiro ambicioso do grupo de investimentos chinês Wuhan, o Granada sofreu um acidente de percurso ao ser rebaixado de La Liga em 2021-22, mas recuperou seu status de forma imediata, ganhando a segunda divisão com uma arrancada de destaque na reta final. Por outro lado, a equipe de Las Palmas já não disputava a competição de elite desde 2018, quando caiu como 19ª colocada.

Ao longo da competição, parecia mais uma vez que o Eibar iria sobrar como líder, mas o time do País Basco decaiu no momento crucial e acabou forçado a disputar os temidos play-offs de acesso. O Granada, que sempre rondou o pelotão superior, chegou a estar em quarto lugar na rodada 35 e assumiu a ponta apenas na 40ª jornada, restando dois jogos para o encerramento da fase de pontos corridos.

O Eibar terminou em quinto e enfrentará o rival local Alavés nas semifinais do play-off. Não é a primeira vez que isso acontece: na temporada passada, os bascos também lideraram grande parte da competição e escorregaram no fim, sendo eliminados nas semifinais, enquanto Almería e Real Valladolid subiram direto e viram o Girona beliscar a última vaga via mata-mata.

Na atual temporada, quem vacilou foi Las Palmas, ainda que sem grandes consequências. A equipe das Ilhas Canárias esteve na dianteira da tabela por mais de 10 rodadas e deixou a peteca cair nos últimos dois confrontos.

A rodada final da fase de pontos corridos teve uma vitória por 2 a 0 do Granada diante do Leganés, com gols de Myrto Uzuni e Bryan Zaragoza, no estádio de Los Cármenes. Em casa, os Canários não conseguiram sair do zero com o Alavés, mas o pontinho marcado foi crucial, já que o Levante, que vinha logo atrás, bateu o Oviedo por 2 a 1. Uma derrota teria tirado Las Palmas da zona de acesso direto e promovido os valencianos em vez disso.

Fato é que a campanha dos Canários, apesar da liderança em parte da competição, foi bem irregular, com 18 vitórias e 18 empates. Em contrapartida, foram apenas seis derrotas, bem menos do que as 11 do campeão Granada, o que deixa bem claro como La Liga 2 é uma grande briga de foice no escuro.

Os play-offs contarão com os seguintes confrontos: Eibar x Alavés e Albacete x Levante. Só um deles se juntará a Granada e Las Palmas na primeira divisão. Lá na parte de baixo da tabela, caíram Málaga, Ponferradina, Ibiza e Lugo. Em 2023-24, o Racing Ferrol e o Amorebieta já sabem que jogarão a segunda divisão. A história mais envolvente entre os times do play-off é a do Deportivo La Coruña, que mais uma vez terá de passar por partidas eliminatórias se quiser voltar à segunda divisão local.

O Granada que retorna à elite espanhola contou com o trabalho de Paco Lopez, que assumiu o cargo em novembro de 2022, após a demissão de Aitor Karanka. Com ele, a equipe saiu do oitavo lugar para se consolidar na dianteira da tabela na rodada final. O elenco, sem grandes estrelas, tem o interminável José Callejón (ex-Napoli) como destaque, além do meia Óscar Melendo e o atacante Shon Weissman. Myrto Uzuni, que marcou um dos gols contra o Leganés, é o artilheiro da competição, com 23 tentos.

Sem trocas no comando, Las Palmas foi do começo ao fim com García Pimienta, que alça novos voos na carreira depois de treinar quase todas as equipes de base do Barcelona. O técnico deixou a Catalunha em 2021 e assumiu no ano seguinte o time dos Canários, entregando logo de cara uma promoção para enriquecer seu currículo.

No elenco, Pimienta também tem atletas promissores como Enzo Loiodice, e velhos conhecidos do Barcelona, como Sandro Ramírez, Wilfried Kaptoum e Marc Cardona. Também se destaca a presença de Jonathan Viera, com passagens por Valencia, Valladolid, Standard Liège e Beijing Guoan. Viera carrega o peso de ser uma prata da casa, tendo iniciado sua carreira em Las Palmas e retornado para sua quarta passagem no clube, agora com o carimbo do acesso à elite.

Foto de Felipe Portes

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes
Botão Voltar ao topo