Girona bate Osasuna, recupera vice-liderança de La Liga e espera ter colocado ponto final em fase turbulenta
Com um gol em cada tempo, Girona vence Osasuna sem sustos e mostra força após sequência negativa
A queda de rendimento nas últimas semanas afastou o Girona do sonho de conquistar o título de La Liga. Porém, como seu técnico Míchel sempre diz durante as entrevistas coletivas, o grande objetivo do clube na temporada é alcançar uma vaga inédita na Champions League 2024/2025. E neste sábado (9), a equipe catalã deu mais um importante passo para isso: venceu o Osasuna por 2 a 0, no Estádio Montilivi, e recuperou a vice-liderança. Portu e Savinho marcaram os gols do triunfo.
O Barcelona havia vencido o Mallorca na última sexta-feira (8) e colocado pressão no Girona, que respondeu à altura. Com o triunfo deste sábado, os Blanquivermells chegaram a 62 pontos e reassumiram a segunda colocação de La Liga. Líder do certame, o Real Madrid tem 66 e ainda joga na rodada — enfrenta o Celta de Vigo neste domingo (10). O Osasuna, por sua vez, estacionou nos 36 e na 10ª colocação.
Com passe ‘quebra linhas' de Tsygankov, Girona vence boa marcação do Osasuna
O Osasuna havia conquistado 10 dos últimos 12 pontos em disputa na La Liga. E foi assim, surfando nessa boa fase, que a equipe da cidade de Pamplona tentou surpreender o Girona nos primeiros minutos de jogo. No entanto, os donos da casa não caíram na armadilha. Sensação do futebol espanhol na atual temporada, o modesto clube catalão equilibrou rapidamente as ações, apesar de ter encontrado dificuldades para, de fato, se impor sobre o adversário. Dovbyk até chegou a balançar as redes, mas estava em posição irregular e o gol acabou anulado.
A equipe visitante marcava e fechava bem os espaços, dificultando a construção ofensiva do Girona. Entretanto, paciência e precisão são duas das principais virtudes da equipe comandada por Míchel. E ambas foram colocadas em prática aos 12′. Tsygankov descolou passe na medida, desmontou as linhas do Osasuna e deixou Portu cara a cara com Sergio Herrera. O meio-campista chutou cruzado, venceu o goleiro e abriu o placar no Montilivi.
O gol não chegou a abalar o Osasuna. A equipe visitante manteve a compactação defensiva e buscou, na base da troca de passes, levar perigo ao gol defendido por Gazzaniga. Até conseguiu uma vez. Em arremate de fora da área, Mojica tirou tinta da trave. Por outro lado, o Girona, depois do tento de Portu, se fez ainda mais presente no campo de ataque. Porém, esbarrou na fortaleza adversária e pouco produziu até o fim do primeiro tempo.
Savinho mata o jogo no fim e sacramenta vitória do Girona
A configuração do jogo na etapa complementar permaneceu a mesma, com o Girona controlando a posse de bola e o Osasuna marcando forte e tentando encaixar boas tramas ofensivas. Dovbyk, referência do ataque do time catalão, teve boa chance de ampliar. Mas pegou mal na bola e finalizou para fora. Blind foi outro a desperdiçar oportunidade clara de gol. De dentro da área, o holandês clareou a jogada e acabou bloqueado no momento do arremate.
Na área técnica, Míchel se mostrava incomodado com os gols perdidos pelo seu time. Entretanto, ficou ainda mais irritado com a arbitragem, após um pênalti claro sobre Savinho não ter sido marcado. Com mais sorte do que juízo, o Osasuna se mantinha vivo no jogo, ainda que não oferecesse tanto perigo. E isso preocupava o treinador da equipe catalã que, apesar da superioridade em campo, vencia pelo placar mínimo.
Para alívio de Míchel, o Girona ampliou o marcador e matou o jogo. Gutiérrez recebeu passe na área, serviu Savinho de calcanhar e o brasileiro não perdoou. Tapa no cantinho, três pontos importantes na conta da grande surpresa de La Liga 2023/24 e confiança reestabelecida.
Próximos jogos do Girona
- Getafe x Girona – La Liga – 16/03
- Girona x Real Betis – La Liga – 31/03
- Atlético de Madrid x Girona – La Liga – 14/04
Próximos jogos do Osasuna
- Osasuna x Real Madrid – La Liga – 16/03
- Almería x Osasuna – La Liga – 30/03
- Osasuna x Valencia – La Liga – 14/04