Gavi comanda time de garotos do Barcelona em vitória difícil sobre o Elche
Xavi colocou em campo um time cheio de jovens e teve em Gavi o grande nome de uma vitória que teve vários destaques da base
O Barcelona conseguiu uma vitória difícil contra o Elche em casa por 3 a 2 neste sábado, por La Liga. O jogo foi marcado por vários garotos terem ganhado chance no time titular e que conseguiram mostrar serviço. O principal deles foi Gavi, que atuou como um meia e foi o comandante das ações ofensivas do clube catalão na partida.
VEJA TAMBÉM: Num torneio mais dos xeiques que de Diego, o Boca vence o Barça nos pênaltis e fatura a Copa Maradona
A escalação inicial do técnico Xavi foi em um 3-4-3 com vários garotos em campo. Gavi, que vem sendo titular constantemente, foi um deles. Aos 17 anos, o jogador foi o grande destaque da partida. Mas à frente dele, dois outros garotos receberam chances e foram muito bem.
Na ponta esquerda, Abdessamad Ezzalzouli, jogador marroquino de 20 anos, que levou perigo e mostrou qualidade com a bola. No centro do ataque, o nome escolhido foi Ferran Jutglà, 22 anos, que fez apenas o seu segundo jogo pelo Barça, o primeiro como titular. Ele veio do Espanyol B para o Barcelona B no começo da temporada e agora começa a ganhar espaço.
Logo aos 16 minutos de partida, Ousmane Dembélé cobrou escanteio do lado esquerdo do ataque e Jutglà desviou de cabeça para marcar 1 a 0. Primeiro gol dele pelo Barcelona. O segundo gol veio aos 18 minutos de partida. Gavi fez uma jogada espetacular, com um giro em cima da marcação, avanço e chute no canto. A bola tocou na trave e entrou: 2 a 0.
O jogo estava tranquilo no segundo tempo, com o Barcelona jogando bem e criando chances. Foi por pouco que Jutglà não ampliou o placar em um chute cruzado. As coisas pareciam controladas para o time da casa, mas tudo começou a mudar aos 16 minutos do segundo tempo. Jose Morente recebeu passe de Lucas Boyé, deu uma balançada na frente da marcação e chutou cruzado, no alto, para marcar um golaço: 2 a 1.
Um minuto depois, saiu o empate. Desta vez, foi Morente que cruzou da direita e a bola passou por tudo mundo e Pere Milla deu um peixinho para mandar para a rede: 2 a 2. Inacreditavelmente, uma partida absolutamente controlada pelo Barcelona estava empatada, com apenas 18 minutos do segundo tempo, depois de abrir 2 a 0.
O Barcelona, então, passou a buscar ainda mais o gol. Xavi colocou em campo Nico González no lugar de Jutglà e também Riqui Puig no lugar de Frank De Jong. Foi justamente com um deles que o gol saiu. Novamente, com participação decisiva de Gavi. O meia tabelou com Dembélé, foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para o meio da área, onde Nico González completou para o gol: 3 a 2 para o Barcelona.
Uma vitória conseguida no laço e com a assinatura dos garotos. Xavi tem reformulado o time e tem dado espaço para mais jogadores que não tinham lugar no time antes. Eric Garcia, que não vinha tendo minutos com o treinador, ganhou chance no time titular. Ezzalzouli foi bem na ponta esquerda, assim como Jutglà mostrou que pode ser uma opção interessante para o ataque. Nico González entrou bem e Gavi tem sido excepcional. Ainda não dá para saber onde chega o Barcelona, mas ao menos Xavi está fazendo o que disse sempre acreditar: um jogo de posse, acreditando em jogadores da base.
A vitória levou o Barcelona a 27 pontos em 17 jogos, em sétimo lugar. O líder é o Real Madrid, com 42 pontos com o mesmo número de jogos. O quarto colocado, no momento, é o Rayo Vallecano, que tem 30 pontos – posição absolutamente alcançável para os blaugranas.